
Iniciada em 27 de fevereiro, a imunização da bivalente contra a covid-19 já alcançou 212.430 munícipes do ABC. Apesar do índice, as prefeituras revelam que 221,4 mil pessoas aptas para receber o imunizante ainda não foram aos postos de saúde receber a aplicação. A vacina segue disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBS), e basta apresentar RG e carteirinha de vacinação para ser imunizado.
Em todas as cidades, o público-alvo é o mesmo: idosos com 60 anos ou mais, indígenas e moradores, e funcionários de Instituições de Longa Permanência, além de profissionais da Saúde e pessoas com comorbidade a partir dos 12 anos.
De todo ABC, São Bernardo foi a cidade que mais imunizou a população até o momento, com a aplicação de 68.049 doses da bivalente. A expectativa é que o município imunize cerca de 129 mil pessoas. Na cidade, todas as UBSs têm à disposição, além da vacina bivalente da Pfizer, imunizantes monovalentes Coronavac, Pfizer Adulto, Pediátrica e Baby. Para receber a vacina, basta procurar uma das Unidades Básicas de Saúde.
As salas de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira, sendo que 19 delas atuam com horário estendido, das 7h às 22h. São elas: Planalto, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Nazareth, Vila Marchi, Orquídeas, Represa, Vila Rosa, Vila Euclides, Demarchi, Leblon, São Pedro, Silvina, Alves Dias, Ipê, Alvarenga, Batistini, Taboão. Nestes locais, a vacinação acontece das 8h às 21h. As demais unidades funcionam das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, com vacinação das 8h às 17h.
Santo André vacinou, até o momento, 67.051 pessoas. A vacina também segue disponível nas 34 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, e aos finais de semana no esquema de drive-thru da Craisa e Carrefour. Já em São Caetano, 18.968 pessoas foram imunizadas. Os moradores que ainda não foram vacinados devem realizar agendamento pelo site portais.saocaetanodosul.sp.gov.br/sesaud-agendamentos
Mauá aplicou 26.284 doses da vacina bivalente. A cidade informou que 47.469 pessoas do público alvo ainda precisam receber o imunizante, disponível nas 23 UBSs. A aplicação acontece de segunda a sexta, das 9h às 16h – e as unidades Flórida, Magini e Zaíra 2 operam em horário estendido, das 9h às 20h. Já Ribeirão Pires aplicou 8.675 pessoas com a dose da Pfizer Bivalente. A vacinação também está disponível em todas as 10 UBSs da cidade. A administração municipal não informou, no entanto, quantas pessoas ainda precisam receber o imunizante.
Rio Grande da Serra não se manifestou até o fechamento da reportagem.