
Os dois pontos de drive-thru montados em Santo André para agilizar a vacinação contra Covid e Influenza (gripe) receberam grande número de munícipes no feriado prolongado do Dia do Trabalho. No total, entre sábado (29/04) e segunda-feira (01/05), foram aplicados 9.118 imunizantes, sendo 6.592 deles referentes à vacina bivalente, que reforça a proteção contra o coronavírus.
Esse foi o maior número de imunizantes aplicados em ações deste tipo em Santo André, superando a força-tarefa realizada em fevereiro deste ano, quando 3.883 vacinas contra a Covid foram aplicadas em postos montados nos quatro shoppings da cidade.
A vacinação em Santo André continua de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas 34 unidades de saúde. O imunizante bivalente contra a Covid está liberado para todos os munícipes com 18 anos ou mais, desde que tenham recebido duas doses convencionais da vacina contra a Covid, sendo a última com intervalo de 122 dias. Já o imunizante contra a gripe é destinado a um público específico.
Os dois pontos em formato drive-thru montados na Craisa (Avenida dos Estados, 2.195, em Santa Teresinha) e no Carrefour (Avenida Pedro Américo, 23, na Vila Humaitá) funcionam apenas aos sábados e domingos, das 8h às 18h, sem necessidade de agendamento.
Documentos necessários – Para receber as vacinas contra a gripe e contra a Covid é necessário apresentar CPF e documento pessoal com foto. Para o imunizante contra a gripe é preciso portar documento atualizado que comprove o grupo prioritário ao qual a pessoa pertence.
Confira os grupos prioritários da campanha de vacinação contra a gripe:
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade;
– Pessoas com comorbidades;
– Trabalhador da saúde
– Gestantes;
– Puérperas;
– Professores das escolas;
– Povos indígenas aldeados;
– Idosos com mais de 60 anos;
– Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
– Profissionais das Forças Armadas;
– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
– Pessoas com deficiência permanente;
– Caminhoneiros;
– Trabalhadores de transporte coletivo;
– Trabalhadores portuários;
– População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.