
Moradores do bairro Jardim Marcopolo, em São Bernardo, estão cansados das constantes interrupções no abastecimento de água no bairro. Quem mora na região afirma que as falhas começaram no ano passado e, mesmo após constantes reclamações para a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), a questão não é resolvida.
“Sempre que reclamamos para a Sabesp, recebemos a mesma resposta: ‘que está tendo uma manutenção emergencial no bairro’, mas que manutenção é essa?”, questiona Edmilson Santana, morador do bairro.
O reclamante, que trabalha como motorista, conta que quase todos os dias sofre com falta de água no bairro, o que impede as tarefas do dia-a-dia. “Tem dia que falta água o dia inteiro e só volta na madrugada, ou até mesmo no dia seguinte.. Agora, como fazemos as coisas dentro de casa desse jeito? Não dá”, diz.
Questionada sobre o assunto, a Sabesp informa que o sistema de abastecimento no Jardim Marcopolo está operando normalmente. Ainda de acordo com a companhia, a gestão de demanda noturna é adotada internacionalmente e recomendada pela Comissão Europeia: quando há menos consumo, reduz-se a pressão nas redes a fim de evitar perdas por vazamentos e rompimentos; quando o uso é retomado, a pressão é reajustada. Mais informações estão disponíveis em sabesp.com.br/