A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Santo André, em parceria com a Fundação Santo André (FSA), acaba de lançar um novo programa de estágio para alunos. O objetivo é intensificar o acolhimento das vítimas de violência doméstica e também ampliar a experiência de aprendizado prático dos jovens envolvidos no projeto. Ao todo, serão 15 alunos das áreas de Psicologia e Direito envolvidos nas ações de recebimento das mulheres, escuta especializada, orientação e suporte quando necessário.
Ao RDtv, a professora e coordenadora do curso de Psicologia, Marlene Zola, e a professora e coordenadora do curso Núcleo de Práticas Jurídicas, Juliana Pereira, ambas da Fundação Santo André (FSA), explicam como se dará a parceria e qual a importância da atividade, não só para os alunos, mas também para quem vive na região.
“Nossa preocupação enquanto instituição de ensino é trazer a formação de um profissional que possa e que tenha a sensibilidade de atuar nesse tema também na prática” diz Juliana. Para além da parceria que envolve o acolhimento das vítimas, a FSA também possui escritório jurídico, dentro da faculdade, e que atende mulheres vítimas de agressão.
Além desse serviço, que visa principalmente colaborar com o Estado na assistência de mulheres vítimas de violência, a instituição também possui o Serviço Escola, uma clínica de Psicologia preparada para realizar triagem, psicodiagnóstico e psicoterapia em toda a sociedade interessada. “É uma referência, a partir do trabalho desenvolvido na delegacia, que intitulamos essa ação com abordagem de psicologia institucional. Se enxergamos a necessidade de atendimento, fazemos esse serviço extensivo para a população”, explica Marlene Zola.
Estágio
No curso de Direito, apesar dos alunos serem orientados a realizar estágio a partir do sétimo semestre, quem está no segundo semestre já pode se voluntariar para estágios supervisionados e não-obrigatórios, como no caso da DDM de Santo André. No entanto, no caso do curso de Psicologia, somente alunos do 9º e 10º semestre podem se inscrever para o estágio e, neste caso, a orientação é para que realizem atividades com a comunidade na área clínica.
Funcionamento
A Clínica-Escola funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados no mesmo horário, com encerramento às 17h. Interessados podem acessar a clínica externamente pela rua Vicente de Carvalho, nº 144, Santo André. Para o escritório jurídico, o endereço é o da faculdade, avenida Príncipe de Gales, 821, Santo André, e o acesso é interno.