
Dez abrigos de um total de 100 foram instalados na última quinzena em pontos de paradas de ônibus de Diadema, e cerca de 180 estão passando por manutenção ou reforma, em continuidade ao processo de levar mais conforto aos usuários do sistema de transporte coletivo da cidade.
O secretário de Mobilidade e Transportes, Vanderly Lima, disse que os locais escolhidos são os de maior movimentação como as vias centrais e os centros comerciais dos bairros. Os novos abrigos seguem modelo desenvolvido pela equipe técnica da secretaria, que buscou simplicidade e eficiência, além da fixação de um painel com informações sobre as linhas e os itinerários.
Em busca de melhorar a acessibilidade dos usuários, os pisos de 50 pontos de parada estão sendo elevados para reduzir a distância até o degrau do ônibus. “Essa elevação vai facilitar o embarque e desembarque de todos, com foco nos passageiros idosos ou com mobilidade reduzida”, comentou.
Outra ação está sendo desenvolvida é a instalação de tótens metálicos substituindo as colunas de concreto nos pontos de parada das calçadas estreitas que não comportam um abrigo.