Neste sábado, 22/07, às 10h, Paranapiacaba abre seu 22o Festival de Inverno com nada menos que a reinauguração do primeiro campo de futebol de medidas oficiais do Brasil, do Clube União Lyra-Serrano, inaugurado originalmente em 1894 na vila ferroviária de Paranapiacaba, em Santo André. Será a retomada do Festival este ano como foi inventado, depois da pandemia, com a duração de dois fins de semana 22 e 23/07 e 29 e 30/07.
Anunciada pelo secretário adjunto do Meio Ambiente de Santo André, Alexandre Aldino, a notícia da abertura do Festival de Inverno com a entrega do campo de futebol vem no pacote de férias de julho para todos os gostos que a cidade projeta. A expectativa do secretário quanto ao público esperado este ano nos dois fins de semana é de 150 mil pessoas, metade dos 75 mil visitantes contados em apenas um sábado e domingo do evento ano passado.
Alimentação – Para atender a essa demanda o 22o Festival de Inverno inclui duas praças de alimentação com 20 food trucks, nove cervejarias, 18 barracas com alimentação diversificada, além da infraestrutura da própria vila, com bares e restaurantes. Na segurança, o apoio da GCM, Polícia Civil e Militar.
Transporte – O transporte coletivo terá o trajeto pela parte baixa da vila de Paranapiacaba, com a frota de ônibus aumentada de 40 para 60 ônibus este ano a partir das 10h e até 20h. O turístico trem expresso vende normalmente passagens antecipadas pela CPTM vai chegar a vila apenas aos domingos, dias 23 e 30/07. Também funcionará a linha urbana que vem de Ribeirão e Rio Grande da Serra, que terá acesso à parte alta da vila para embarque e desembarque, assim como os veículos de aplicativos, também para embarque e desembarque sem permissão para estacionar.
Parques – Segundo o secretário adjunto do Meio Ambiente de Santo André a cidade planeja revitalizar seus parques para incentivar o lazer da população o ano todo e não apenas nas férias de julho. Nesse contexto, Aldino comemora a adesão dos munícipes que tem verificado no pós-pandemia em todos os eventos da cidade, e cita como exemplo o recente Festival do Morango, no Parque Central de Santo André, que reuniu 37 mil pessoas em apenas um dia.
A estratégia, diz ele, é a zeladoria, que pretende espalhar pelos 11 parques andreenses. Um deles mais recentemente inaugurado, o Guaraciaba, foi totalmente revitalizado e entregue à população. Os parques de Santo André ficam abertos todos os dias das 6 da manhã e alguns funcionam até as 20h e 22h.
A segurança é também o foco desse movimento. O Guaraciaba é monitorado por câmeras de segurança ligadas ao COI (Centro de Operações Integradas), além da base da GCM dentro do parque com monitoramento 24h. A ideia é estender essa iniciativa nos demais parques, aliada à colocação de nova iluminação. “A ideia é que a nova iluminação traga mais segurança, e de estenda os horários de permanência à noite”, destaca Alexandre Aldino.
SERVIÇO
22º Festival de Inverno de Paranapiacaba
Sábado 22/07 e domingo 23/07 e sábado29/07 e domingo 30/07
Programação completa acesse https://www3.santoandre.sp.gov.br/fip/