
Motoristas, moradores da região e até mesmo pedestres reclamam das más condições da avenida Winston Churchill, Rudge Ramos, em São Bernardo. De acordo com os reclamantes, são diversas as imperfeições na pista, desde rachaduras até crateras na via, o que dificulta o tráfego na região e, quando chove, resulta em pontos de alagamento.
José Edelzio Melo dos Santos, 72 anos, economista, e morador do bairro, comenta que o problema é antigo e atrapalha os motoristas que passam pela avenida. “Tem vazão de água nesta via, e quando os carros passam, abrem diversos buracos”, explica.
O economista relata que apesar das constantes reclamações, a Prefeitura não realiza nenhuma obra no local pare resolver a situação, apenas “disfarça os problemas” com cones e areia. “Nessa semana mesmo colocaram um cone no local, então fica só meia pista para ser utilizada”, reclama.
Em razão das dificuldades, Santos diz evitar passar pelo local. “Faz mais de seis meses que tem uma obra na região e não finalizam nunca. O trânsito aumentou muito porque os motoristas andam em apenas uma pista, então fica parado, nada anda e ninguém consegue passar pela rua”, desabafa.
Andressa Cimino, 45, moradora do bairro e dona de uma floricultura, explica que o problema é persistente. “Os principais problemas são acidentes com os pedestres e carros, água suja e parada, é um transtorno de vários meses e estão sempre arrumando, nessa região tem sempre obras, e nunca houve uma solução”, diz.
A moradora ainda relata que houve aumento do fluxo do trânsito e que se sente insegura ao passar pela via. “O trânsito me incomoda muito. Passo pelo menos quatro vezes na semana nessa avenida e vejo o quanto ficamos vulneráveis, inclusive para a criminalidade quando se fura um pneu ou quebra o carro”, relata.
Em nota, a Prefeitura de São Bernardo, explica que em decorrência de um problema de infiltração de água, foi realizada no final do mês passado uma série de reparos e serviços de manutenção do pavimento da avenida Winston Churchill. Além disso, a via já foi contemplada pelo Programa Asfalto Novo com 16 mil metros quadrados de asfalto recapeados. “Diante da queixa, uma equipe será enviada ao local para averiguar a situação”.