
Será lançado no segundo sábado de agosto (12/08), na Editora Scortecci (rua Deputado Lacerda Franco, 96, Pinheiros, São Paulo) o mais novo livro da escritora e musicista de Santo André, Alcidéa Miguel. Com título “Histórias que ouvi e vivenciei”, a obra trará 16 contos e crônicas escritas em diferentes épocas que englobam amor, medo, cotidiano, animais e preconceito, que foram ouvidas ou vividas pela autora.
Ao RDtv, Alcidéa diz que sempre prestou muita atenção em todas as histórias que ouvia e as colecionava, além de ter grandes narrativas durante sua própria história. “Neste livro, coloquei histórias de um morador de rua que cruzou o meu caminho, que fala diversos idiomas e o motivo para ele ter parado nas ruas. Temos também histórias de amor e, é claro, minhas histórias que envolvem amor, sobre idade e até sobre descriminação racial”, conta a escritora.
A autora destaca que o leitor poderá se encontrar nas páginas do livro. “As histórias são variadas e falam sobre diversos assuntos. Tenho certeza que ao lê-lo, você irá encontrar a sua própria história dentro das vidas que estão retratadas aqui”, expõe.
Além de escritora, Alcidéa também é professora de artes e música e, este contato com crianças lhe inspirou a escrever outras obras voltadas a este público. “Já tenho mais de 12 livros publicados e minha experiência como educadora me fez criar uma relação de adoração por crianças e adolescentes, o que me inspirou a criar histórias para eles. Sempre gostei muito de contar histórias para meus alunos e decidi criar histórias que gostaria de ler para eles”, conta.
Ao ser questionada sobre as dificuldades de ser escritora no Brasil, a autora diz que não trata-se de algo simples. “É necessário caminhar bastante para ter o mínimo reconhecimento, principalmente uma escritora mulher. Existe uma grande diferença entre escritores homens e escritoras mulheres, isto porque a mulher já sofre muita discriminação da sociedade e, ser uma mulher negra escritora torna ainda mais difícil a chance de conseguir patrocínio para a publicação das suas obras”, finaliza.
“Histórias que ouvi e vivenciei” e todas as outras obras de Alcidéa podem ser adquiridas no site da Amazon e também no site da Editora Scortecci.