
A USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) completou nesta terça-feira (01/07) 55 anos de fundação chegando a marca de 11,5 mil alunos neste semestre divididos em 109 cursos de graduação presencial, EAD (Educação à Distância), pós graduação, mestrados e doutorados que são ministrados em seis campi, sendo quatro em São Caetano, um na Capital e outro em Itapetininga. A instituição municipal passa por um grande processo de investimento, tanto em cursos como em espaços de prestação de serviços para a comunidade como a UBS Universitária, que vai funcionar no Campus Centro, e a Clínica de Odontologia que tanto terão a função de reforçar os serviços de saúde do município como também serão importante ferramenta de estudo para os futuros profissionais, além de campo de pesquisa da universidade. Em entrevista coletiva, o reitor Leandro Prearo, o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) e a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone destacaram estes avanços e outros investimentos.
Segundo o reitor, Leandro Prearo, a USCS tem a maior rede de professores-mestres do país. Ele também destacou o compromisso social da instituição municipal que está presente em todos os cursos. “A gente tenta montar os cursos já pensando no que podemos oferecer, por exemplo temos cursos novos de estética, de fonoaudiologia, terapia ocupacional, então a gente vai ocupar os espaços que a gente sabe que há uma demanda grande. A gente tem o Centro de Pesquisa Clínica, que testou a vacina da Janssen, da Coronavac e agora a Butanvac, isso fez com que a indústria farmacêutica nos procurasse, e a gente está testando alguns remédios, para covid-19 e para algumas outras doenças. Isso cresceu tanto que a gente vai ter um prédio próprio para pesquisa clínica, que está quase pronto, na rua Santo Antônio. Neste mesmo local vamos ter um aparelho inédito, o de Metabolômica, que foi um investimento da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), neste nível é o único do país”, disse. A metabolômica é uma ciência que avalia os produtos do metabolismo que pode ser usado na saúde e também na análise da água. Prearo também falou da Farmácia Escola, que produz 300 mil cápsulas ou comprimidos por ano e atende 18 mil pacientes anualmente.
A universidade integra um grupo seleto de instituições de ensino superior vinculadas a administrações municipais. Em todo país são apenas duas universidades municipais, uma delas é a USCS e na comemoração do 55° aniversário os anúncios de inaugurações foram as principais novidades. “A UBS será moderna totalmente adaptada ao ensino, com espaços amplos para que os alunos possam participar, e que já era parte do plano de governo do prefeito”, destacou Prearo.
“Além de fazer parte do plano de governo, o nosso projeto na secretaria de saúde é preenche uma lacuna que ficou com a construção do Atende Fácil Saúde onde funcionada a unidade de saúde que abrigava duas unidades do serviço de saúde da família, que agora ficarão alocada nessa nova unidade. Ela deve ficar pronta em dez meses e termina a nossa reorganização da estratégia de saúde da família”, explica a secretária Regina Maura.
Sobre a nova clínica de odontologia , vai ser terceira clínida da cidad , também dentro do campus Centro, que terá 30 equipos (espaços montados para atendimento com cadeira de dentista e todos os equipamentos necessários). “Devemos ter cerca de 1.500 atendimentos por mês e que está já em obras e deve ficar pronta no mês de setembro”, anunciou Prearo.
O prefeito José Auricchio Júnior e o reitor Leandro Prearo assinaram os dois convênios para a UBS Centro e o da Clínica Odontológica nesta terça-feira (01/08).
“Tem um papel muito importante essa parceria da universidade com a cidade e acho que foi simbólico anunciar isso hoje por conta de tudo que a gente tem falado reiteradamente do papal da universidade na vida da cidade. O reitor não poderia deixar uma mensagem melhor do que a de continuar acreditando na cidade e levar a universidade extra muros, sobretudo nas questões de saúde onde a USCS tem sido não só uma universidade contemporânea, moderna, voltada para a população, mas que começa a fazer uma tradição no ensino médio”, disse Auricchio falando também do colégio universitário que em cerca de 1,5 mil alunos.
“Ter aqui essa Unidade Básica de Saúde Escola dentro do campus universitário, talvez a gente não possa mencionar o quanto representa para a cidade e para a universidade. Para a cidade contempla uma fase importante da reorganização da estratégia de saúde da família e na área central da cidade onde a gente tinha um déficit da atenção básica que retorna agora, dentro de dez meses, num nível muito diferenciado. Além da população, quem ganha são os alunos das escolas de saúde da USCS. A unidade de saúde escola na USCS, tirando as universidades públicas, é uma das poucas, a própria Faculdade de Medicina do ABC tem a unidade Capuava que é da prefeitura de Santo André, não tem espaço próprio, já a USCS passa a ter a sua própria unidade, isso em termos de ganho para o aluno em capacitação profissional e para a população é imensurável”, destacou Auricchio.
A UBS Universitária deve atender cerca de 400 pacientes por dia. “Eu tenho quase certeza que essa é a primeira obra pública do ABC feita na nova lei de licitações. As diferenças são inúmeras, prazos, modelagem, responsabilidades, forma de contratação… em termos de prazo não muda muito, mas ganha em qualidade de informação, em transparência em execução de contratos,diminui a margem daqueles argumentos protelatórios entre as empresas”, disse Auricchio. A previsão de investimento é de R$ 6 milhões, mas com a licitação essa estimativa deve cair.