
Noite de música, comida, festa e futebol para a inauguração da 13ª praça de esporte modernizada de Santo André, o campo do GEJU (Grêmio Esportivo Jardim Utinga), no segundo subdistrito. A festa nesta sexta-feira (01/09) teve direito a um jogo de futebol entre o time da casa e equipe formada por funcionários do município.
Além de um campo com gramado sintético, iluminação artificial, banco de reservas e arquibancadas, o espaço será integrado à Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Vereador Manoel de Oliveira. Os alunos da unidade, que fica ao lado da praça esportiva, podem utilizar a estrutura.
O município anunciou ainda que o Jardim Utinga terá uma nova unidade de saúde, recebendo uma grande salva de palmas em forma de agradecimento dos moradores presentes.
Desde 2017 já foram realizados diversos processos de modernização no gramado sintético, como: iluminação e outras benfeitorias em 12 campos da várzea andreense: Jardim Irene, Parque João Ramalho, Sacadura Cabral, Vasquinho/Portuguesinha, Jardim Stella, Jardim Santo Alberto, Parque Erasmo, Colorado, Aclimação, Ana Maria, Pintassilva e Guaraciaba.
Além destes, também foi realizada a revitalização do Estádio Bruno Daniel, que recebe jogos profissionais. O local também passou a contar com grama artificial e iluminação LED.
Santo André prevê a entrega de pelo menos mais dois campos até o fim do ano: Vila Sá e Alvi-Negro. E até o fim de 2024 a ideia é alcançar 20 campos modernizados em uso pela população.

Homenagem O campo inaugurado nesta sexta-feira foi batizado como Arena Zé da Égua, em homenagem a um dos principais personagens da história do GEJU. “O Zé da Égua foi um ícone do nosso bairro, lançou muitos jogadores e almejou muito isso aqui. Então que Deus o tenha, infelizmente não está aqui para prestigiar esse momento”, explicou o presidente do GEJU, Samuel Francisco de Aguiar.
Presidente do Grêmio Esportivo Jardim Utinga até 2025, Samuel Francisco de Aguiar não escondia o sorriso de satisfação e já projetava os próximos passos do time. “É um sonho para a gente. Lutamos muito, por muitos anos, e chegou o momento. O GEJU já era um time de muita garra e luta, e agora com certeza com essa estrutura vai brigar para estar lá em cima entre os grandes”, destacou.
Atualmente o GEJU desenvolve em parceria com Santo André o projeto Campos de Paranapiacaba, voltado às crianças. Mas a ideia é ampliar a oferta de atividades. “Queremos voltar o trabalho das categorias de base, que é nossa essência”, finalizou o presidente.
Fundado em 1º de agosto de 1961, o Grêmio Esportivo Jardim Utinga já foi campeão da Segunda Divisão municipal. Filiado à Liga Santoandreense de Futebol, disputa a Divisão Especial. Conta ainda com equipe na categoria veterano.