
Diadema realizou dia 17 de setembro o terceiro mutirão da Campanha de Castração Animal. Na ocasião, 204 animais, sendo 75 caninos fêmeas, 70 felinos machos e 59 felinos fêmeas passaram por cirurgia e microchipagem. O evento ocorreu na praça CEU das Artes, que fica entre os bairros Serraria e Inamar.
A meta da Campanha de Castração Animal de Diadema é alcançar o total de mil animais. O próximo mutirão já está em planejamento, mas ainda não tem data definida. Além de auxiliar a controlar a super população de cães e gatos na cidade, a castração animal contribui para prevenção de doenças, aumentando a expectativa de vida deles.
Requisitos para inscrição Os protetores de animais têm cadastro preferencial, pois exercem um trabalho fundamental com aquelas famílias mais vulneráveis, que muitas vezes não têm acesso à internet nem informações. Esses voluntários também buscam a castração para animais que estão nas ruas, contribuindo para o controle populacional desses grupos. Mas para isso, eles precisam ter um cadastro prévio de protetor de animais na UVZ (antigo CCZ), garantindo assim sua preferência às vagas de castrações.
Os tutores de cães e gatos interessados na castração gratuita devem fazer a inscrição no site https://adoteamor.diadema.sp.gov.br/. Cada tutor pode inscrever até 10 animais.
Para inscrição no Programa é necessário que os donos dos animais executem o preenchimento da ficha cadastral, envio dos documentos e autorizações. Além disso os donos dos animais domésticos devem ser moradores do município de Diadema, e os cães e gatos precisam ter entre quatro meses e 8 anos de idade, serem saudáveis, fêmeas não grávidas e não braquicefálicos (ex: raças pug, bulldog, pequinês, Shih-tzu).
Vão ser priorizados os animais dos tutores em situação de vulnerabilidade, como moradores de rua, pessoas inscritas no CadÚnico e que tenham renda mínima de 1 salário mínimo. É necessário que o responsável pelo animal apresente documentos, como o RG, CPF, comprovante de residência e do cadastro único.