
A Enel Distribuição São Paulo realiza, em Diadema, entre 20 a 29 de setembro, pesquisa sobre hábitos de consumo de energia, por meio de visitas de agentes da companhia, em casas em regiões de alta vulnerabilidade social. Os clientes que passam pelo Diagnóstico Energético são analisados para uma futura troca de geladeira nova. Só no ABC, já foram trocadas 1.040 geladeiras e 2.502 visitas em domicílios em 2023, nas cidades de Diadema, Santo André e São Bernardo. Ao todo serão 500 visitas em Diadema.
A iniciativa faz parte do projeto Enel Compartilha Eficiência Energética, que atua em 11 frentes diferentes voltadas ao consumo consciente e eficiência energética. As ações visam a melhoria da qualidade de vida de famílias de baixo poder aquisitivo, buscando redução do consumo de energia e a conscientização ambiental.
A programação engloba também orientações sobre o descarte correto dos aparelhos antigos e a reciclagem de materiais, como plásticos, aços, cobres, alumínios, isolamentos térmicos, óleos e compressores.
Os clientes também podem comparecer presencialmente na Associação Amigos do Parque Galicia, no endereço rua Santo Arnaldo Janssen, 61, em Diadema, das 9h às 16h, para realização de cadastro junto à companhia. Para participar da troca de geladeiras, os clientes precisam estar adimplentes com a distribuidora.
Quem pode participar da troca?
As pessoas interessadas em trocar suas geladeiras através do projeto Enel Compartilha Eficiência, deverão cumprir os seguintes requisitos:
– Possuir uma geladeira antiga, em uso e funcionamento para a troca (não é aceito freezer ou frigobar); as geladeiras usadas serão testadas e avaliadas se apresentam sinais de funcionamento;
– Apresentar documento pessoal com foto somente pessoa física;
– Ser cliente Enel Distribuição São Paulo – levar conta impressa ou no celular;
-Ser cliente residencial ou rural baixa renda
Como funciona?
As equipes da companhia entram em contato com líderes comunitários do Enel Compartilha Liderança em Rede ou outras instituições. Posteriormente a empresa define os locais para troca de geladeira, obedecendo os seguintes critérios:
-Área para colocar tenda de atendimento ou trailer;
-Espaço para o caminhão manobrar;
-Espaço seguro para as pessoas aguardarem o atendimento;
-Espaço para colocar as geladeiras novas e trocadas
É Definido o período para coleta das informações (via inscrição em link ou Diagnóstico Energético) e evento de troca de geladeira. Após o período de inscrição, é feita a qualificação dos clientes inscritos segundo os seguintes critérios:
– Possuir uma geladeira antiga, comprovadamente em uso e funcionamento para a troca(não é aceito freezer ou frigobar);
– Ser cliente Enel Distribuição São Paulo regular (levar conta impressa ou no celular)
– inscrição por número de instalação
– Os clientes são contemplados por ordem de inscrição;
Depois, a Enel entra em contato com os clientes por meio do telefone fornecido no cadastro para confirmar as informações e informar sobre o evento de troca
Evento de troca das geladeiras
Para a troca das geladeiras, a empresa verifica a lista de qualificados, os clientes presentes no evento. Caso haja alguma falta, a Enel liga para os seguintes da lista, para verificar o interesse na troca. O que o cliente deve apresentar no momento da troca:
– Documento com foto;
– Conta de energia atual em papel ou no celular;
– Geladeira antiga com uso recente (é verificado a temperatura e gelo no refrigerador);
– Não é aceito freezer ou frigobar;
– A geladeira velha é recolhida e descartada adequadamente