
A Polícia Militar encontrou três galpões no bairro Serraria, em Diadema onde veículos eram desmanchados, em pelo menos dois destes imóveis foram localizadas peças que, pelo rastreamento, eram de veículos produtos de roubo ou furto. Um homem foi detido e autuado por receptação. Levantamento feito pelo 24° Batalhão da PM, mostra que este é o terceiro flagrante de desmanche clandestino realizado pela corporação deste o início do ano passado no município.
Os policiais do Comando de Força Patrulha do batalhão, conversaram com o RD e relataram que a descoberta dos galpões começou com a verificação de uma denúncia anônima que tratava do desmanche de carros em um galpão na Estrada do Rufino. “Quando chegamos no local vimos um homem abrindo o portão e abordamos. Ele disse que era funcionário do local e que os veículos e peças que alí estavam tinham a documentação. Esse funcionário chamou o dono do lugar que apareceu e relatou a mesma história, porém, em uma análise prévia, olhamos algumas peças que têm códigos e uma constou ser de um veículo furtado”, disse um dos policiais.
O comerciante dono do desmanche ainda levou os policiais a outros dois endereços na mesma rua, onde também eram estocadas milhares de peças de veículos. Nenhum veículo estava sendo desmontado no local quando os policiais chegaram. Em um destes dois novos endereços peças de orígem ilícita foram localizadas. O caso foi apresentado no 3° Distrito Policial e a autoridade de plantão determinou perícia nos três endereços. O responsável pelos estabelecimentos foi levado para a delegacia e autuado em flagrante por receptação e ficou à disposição da Justiça.
“Agora o inquérito policial vai apurar a origem do restante das peças. Eram milhares e apurar se há mais pessoas envolvidas”, disse o policial militar que conduziu a ocorrência.
O RD perguntou à Secretaria de Segurança Pública sobre o flagrantes de desmanches clandestinos em todo o ABC desde o ano passado, mas até o fechamento desta reportagem não houve resposta. Só quanto às ocorrências às quais a reportagem teve acesso, já há um indicativo do aumento do número de flagrantes. Em agosto deste ano o 6° Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) flagrou um desmanche clandestino em Santo André e prendeu cinco pessoas. A GCM de São Bernardo também localizou este ano um desmanche clandestino de motocicletas. Esse número já é maior em uma única ocorrência do que nos cinco primeiros meses do ano, segundo levantamento feito através da Lei de Acesso a Informação entre os meses de janeiro e maio deste ano,