
A Secretaria de Educação de Santo André realizou nesta sexta-feira (17/11) o 2° Colóquio de Práticas Exitosas do programa Toda Criança Tem Direito de Aprender (TCDA). A iniciativa visa estimular, reconhecer e valorizar os trabalhos exitosos realizados na rede municipal que contribuem com a recomposição das aprendizagens dos estudantes.
O programa tem registrado avanços de 50% a 85% nas avaliações de leitura e escrita das crianças já no 1° semestre de 2023, além de zerar a distorção idade/série em alfabetização em alguns dos espaços.
Na recepção do evento os participantes conferiram uma exposição de diversos trabalhos envolvendo temas como brincadeiras com algoritmos, dinâmicas, jogos, e outras atividades com foco na alfabetização, entre outras temáticas.
O programa Toda Criança tem Direito de Aprender, criado a partir da necessidade de diminuir os impactos causados pela pandemia, reforça a aquisição do sistema de escrita alfabética, assim como o desenvolvimento pleno dos estudantes da rede municipal de Santo André em todas as suas dimensões: intelectual, física, afetiva, social e cultural.
A ação considera macrocampos incluindo manifestações artísticas, rítmicas e culturais, práticas pré-desportivas, artes marciais e lutas, cidadania, cultura de paz e cooperação.