
Após o término das competições nacionais de 2023 até o fim de janeiro 2024, quando começam os campeonatos regionais, os clubes se preparam para a temporada 2024, com a contratação de reforços e com mentalidade renovada para o próximo ano. No ABC não seria diferente, alguns clubes participam do futebol de elite do Estado, o Paulistão 2024, bem como torneios nacionais como Brasileirão Série C e Série D.
O São Bernardo F.C. disputa o Paulistão 2024, com a primeira partida contra o Ituano, e também compete no Brasileirão Série C. Só em dezembro, o clube são bernardense anunciou a contratação de cinco atletas: os zagueiros João Ramos, Pedro Carrerette e Rafael Forster; o volante Wesley Dias e o atacante Matheus Martins.
O técnico do Tigre, Márcio Zanardi, comenta sobre a importância de dar sequência nos trabalhos anteriores. “Estamos indo para o nosso terceiro Paulistão consecutivo. Fico muito grato de ter a confiança da diretoria para estar a frente da equipe nesses três anos. Sabemos que o Paulistão é um campeonato muito difícil e que não dá para escolher adversários. No nosso grupo teremos dois clubes de Série B do Brasileiro e o São Paulo que é um gigante. Será uma disputa muito grande pelas vagas, mas nós vamos trabalhar ao máximo para buscar pelo menos repetir as campanhas que tivemos em 2022 e 2023 quando chegamos às quartas-de-final”, destaca.
Água Santa
Outras equipes, como o atual vice-campeão do Paulistão 2024, Água Santa, de Diadema, recebem o reforço de alguns jogadores que voltam de empréstimo, como é o caso do lateral direito Gabriel Inocêncio e do atacante Bruno Mezenga, que retornam após temporada no Santos. A equipe disputa o Paulistão 2024, onde o primeiro confronto é contra o Bragantino, além de participar do Brasileirão Série D.
Também com participação no campeonato de elite paulista e no Brasileirão Série D, o E.C. Santo André renovou sua comissão técnica com o preparador físico Leonardo Basotto, e enfrenta logo na primeira rodada do Paulistão 2024 o São Paulo F.C. Além disso, o Ramalhão contratou o zagueiro de 25 anos, Bruno Azevedo, com contrato válido até 2025.
Já o São Caetano é o único clube que tem apenas uma competição a ser disputada, o Paulistão A3, onde inicia o torneio contra o Bandeirante de Birigui. O recém-chegado técnico, Axel Arruda, tem otimismo para que em 2024, o Azulão possa retornar a elite do futebol paulista. “Nosso foco total é o acesso ao Paulistão A2. O clube está renovado, tanto pelo elenco quanto pela gestão, e desse modo, com uma nova mentalidade, conseguimos ajustar a equipe para que alcance bons resultados”, destaca Arruda.