
Na terça-feira (05/02), uma equipe do 1° Batalhão de Polícia Ambiental realizou operação no Parque Estadual Serra do Mar, em Paranapiacaba, em Santo André. Enquanto patrulhavam a Unidade de Conservação, a equipe avistou três indivíduos em atitude suspeita, os quais, ao perceberem a presença policial, empreenderam fuga para a mata fechada. Após uma rápida ação, um dos suspeitos foi capturado.
Durante a abordagem, os policiais constataram que os indivíduos estavam desmanchando um veículo Nissan vermelho, produto de ilícito proveniente do município do Guarujá. No local, foram encontradas diversas ferramentas para desmanche de veículos, bolsas e um revólver calibre 22, marca Bagual, municiado.
Diante da situação, foi acionado o COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar) e diversas viaturas do BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) compareceram ao local para auxiliar nas buscas pelos demais suspeitos na mata.
O infrator e a arma de fogo foram conduzidos ao 6º Distrito Policial de Santo André, onde o caso foi registrado, permanecendo o infrator detido. Além das medidas criminais, foi lavrado um auto de infração ambiental contra o infrator, conforme o artigo 68 da Resolução SIMA 05/21, devido ao dano causado à unidade de conservação.