
Nem mulher com criança de colo é poupada pelos criminosos que assaltam à luz do dia quem passa pelo bairro Santa Maria, em Santo André. Dois homens em uma motocicleta vermelha fizeram várias vítimas na tarde de domingo (25/02), pelo menos dois destes crimes foram flagrados por câmeras de segurança na rua Alice Costa. De posse das características do veículo usado, a GCM (Guarda Civil Municipal) de Santo André conseguiu apreender a moto usada pelos criminosos no mesmo dia.
A ousadia dos bandidos chama a atenção. Em menos de um minuto eles assaltam um jovem que caminha tranquilo às 10h35 da manhã. A motocicleta para junto a vítima e o garupa salta com o que parece ser uma arma de fogo e anuncia o assalto, a vítima ainda tenta correr mas é cercada pelo outro criminoso. O jovem entrega o celular e uma mochila com seus pertences para os bandidos que fogem na moto.
As câmeras de segurança do bairro ainda marcavam 10h36 quando a dupla já estava fazendo outra vítima. Desta vez uma mulher que estava com uma criança de colo. Os bandidos se aproximam e levam seu celular da vítima.
Na estatística da Secretaria de Segurança Pública referentes ao mês de janeiro e divulgados na tarde desta segunda-feira (26/02) naquele mês foram registrados 63 roubos somente na área do 2° Distrito Policial de Santo André, que abrange o bairro Santa Maria e outros bairros da cidade, uma média de dois roubos por dia. Mas os números deste tipo de crime já foram mais altos, em 2023 foram 91 registros de roubos em janeiro e no primeiro mês de 2022 foram 102 boletins de ocorrência por roubo. Nesta conta não estão os roubos de veículo, nem roubo de carga ou de banco.
Em toda a cidade em janeiro de 2022 foram 556 roubos, no ano passado o mesmo mês teve 533 registros e no mês passado foram 475.
No caso da dupla que assaltou pedestres na manhã de domingo, a GCM conseguiu localizar a moto usada nos roubos, uma Honda 125 com queixa de roubo, estacionada no Cesa (Centro Educacional de Santo André) da Vila Palmares. Os criminosos não foram localizados. O veículo estava com vários danos em carenagem, espelhos e lanternas e também estava sem placas.
Questionada. a SSP diz que não localizou boletins de ocorrência de roubo registrados no domingo na rua Alice Costa. A polícia sempre recomenda o registro da ocorrência para resguardar a vítima e também para que as forças de segurança norteiem o policiamento. O site é: https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/pages/comunicar-ocorrencia . No mesmo site também é possível fazer denúncias.
Veja vídeos dos assaltos: