
Enquanto os políticos estão de olho no prazo da janela eleitoral, outros estão aproveitando o período para uma espécie de “turnê de despedida” de seus cargos como secretários. Segundo as regras eleitorais, quem for candidato precisa deixar a secretaria até o dia 6 de abril, seis meses antes do primeiro turno. No ABC, 13 nomes estão nesta lista de mudanças.
Em Diadema, o secretário de Saúde, Zé Antônio (PT), vai retornar para o Legislativo para cumprir o restante de seu mandato, além de ser pré-candidato à reeleição na Câmara. O mesmo caso é do secretário de Planejamento Urbano de Mauá, Chiquinho do Zaíra (Avante), que também retorna ao Parlamento Municipal.
Outro nome que se aguarda um posicionamento é o atual secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil de Rio Grande da Serra, Charles Fumagalli (PRD), que foi presidente da Câmara entre 2021 e 2022, e assumiu a Pasta no ano passado.
Em Santo André, a lista conta com cinco nomes. O secretário de Educação, Almir Cicote (Avante), e o secretário de Esportes e Prática Esportiva, Marcelo Chehade (PSDB), voltarão para a Câmara. Outros três nomes não retornam para o Legislativo, mas estão de olho nas eleições: o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli (sem partido); o secretário de Assistência Social, André Scarpino (PSDB); e o secretário de Saúde, Gilvan Junior (Novo). Picarelli e Gilvan estão de olho na possibilidade de disputar o comando da Prefeitura.
São Bernardo conta com três vereadores licenciados na lista de secretários. Pery Cartola (PSDB) comanda a Secretaria de Cidadania e da Pessoa com Deficiência. Hiroyuki Minami (PSDB) está na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo. E Fran Silva (PSD) está na pasta de Cultura e Juventude.
Mas além dos três parlamentares, a cidade aguarda a definição do secretário de Administração e Inovação, Kiko Teixeira (MDB), que ainda busca entendimentos para uma pré-candidatura à prefeito em Rio Grande da Serra. Por fim, Daniel Córdoba (PSDB), secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação de São Caetano vai retornar ao Legislativo, porém, é pré-candidato a prefeito.
O único vereador licenciado que seguiu para o Poder Executivo, mas sem querer retornar ao cargo é Koiti Takaki (PSDB), que assumiu neste ano a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude em Ribeirão Pires, abdicando de uma tentativa de reeleição na Câmara.