
Tendo finalizado a primeira etapa de aterragem das estacas de sustentação do trecho convencional do viaduto Estaiado no lado da avenida Humberto de Campos, Ribeirão Pires iniciou os trabalhos para instalação de estacas na travessia do Ribeirão Grande.
O processo de execução de contenção da base do Morro Santo Antônio, utilizando técnica chamada grampeamento, está 50% concluído, firmando o terreno e garantindo a segurança dos trabalhadores que atuam na obra.
Na segunda quinzena de fevereiro, as estacas começaram a ser cravadas em profundidades que atingem de 18 metros a 23 metros. A altura em alguns pontos do viaduto será de 12 metros acima do solo. Ao todo, 112 estacas raiz que serão aterrados para fazer a sustentação do viaduto estaiado, 133 serão colocadas ao longo da Avenida Prefeito Valdírio Prisco e outras 21 serão implantadas onde a obra se iniciou, na Avenida Humberto de Campos, próximo ao canteiro de obras.
Ao todo, a obra deve durar três anos. O empreendimento terá, aproximadamente, 1800 metros de extensão e será constituído por outros elementos como: muro de contenção, ponte estaiada, alças de acesso, de retorno e demais adequações nas vias.