
Na segunda-feira (06/05) é comemorado o Dia Nacional da Matemática. Nesta data, a Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) aplica as provas da primeira Omasp (Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo).
Os testes, que fazem parte da etapa decisiva para a premiação com 125 mil medalhas de ouro, prata e bronze, acontecem até o dia 9 de maio (quinta-feira). As provas serão aplicadas a 760 mil alunos das escolas estaduais paulistas, 52 mil deles no ABC.
No primeiro dia, na segunda-feira (06/05), fazem a prova os alunos matriculados no 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. No dia 7 de maio (terça-feira), será a vez dos alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. No dia 9 de maio (quinta-feira), a prova da Omasp será destinada a estudantes das três séries do Ensino Médio.
Esta é a segunda fase da Omasp. Foram classificados para esta etapa, que antecede a entrega de medalhas, os estudantes com melhores notas na prova bimestral da Seduc-SP, a Prova Paulista.
Para todos os anos e séries, a prova da Omasp terá o mesmo formato: são 20 questões de múltipla escolha, de raciocínio lógico, e os estudantes terão 1h20 para concluir a avaliação. As provas serão acompanhadas por professores do quadro de cada unidade.
Como a Secretaria da Educação tem estudantes em três turnos, as provas dos estudantes que estão matriculados no período da manhã são diferentes das provas que serão aplicadas para aqueles que estudam à tarde e à noite, sucessivamente. No período da manhã, as provas começam às 8h, à tarde às 14h e, à noite, às 19h30.
Os resultados da Olimpíada devem ser anunciados até a segunda quinzena de maio. Os 125 mil estudantes com melhor desempenho receberão medalhas de ouro, prata e bronze, além de camisetas da Omasp.