
Cerca de 13,8 mil dossiês compostos por documentos encaminhados à Câmara Municipal de São Bernardo entre o final do século XIX e início do século XX, quando as cidades do ABC ainda eram distritos, foram disponibilizados para acesso irrestrito por meio do Portal de Acervos de Santo André. O conjunto de documentos, chamado Fundo Câmara de São Bernardo, retrata uma parte importante da história da formação da região e do município de Santo André.
O portal, lançado no dia 25 de abril, é fruto do projeto de “Organização e Sistematização do Acervo Documental do Fundo Câmara Municipal de São Bernardo”, desenvolvido pela Associação Amigos do Museu de Santo André (Amusa) e pela equipe do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa, com recursos do ProAC (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado.
Um dos benefícios da disponibilização do Fundo Câmara na rede é facilitar o acesso dos pesquisadores aos itens. Para acessar estes documentos na sua forma física é preciso agendar horário no Museu de Santo André. O manuseio frequente desses papéis não é recomendado, já que eles têm cerca de um século.
Para acessar o portal o endereço é: https://www3.santoandre.sp.gov.br/cultura/acervosculturais/fcmsb/