ABC - domingo , 27 de abril de 2025

Em um mês sem fumar, já é possível notar melhora na respiração, diz especialista

Nesta sexta-feira (31/05), foi celebrado o Dia Mundial sem Tabaco que tem o objetivo de alertar a população sobre as doenças e mortes relacionadas ao fumo e, na luta contra esse vício, cada pequena vitória é motivo para celebração. E de acordo com especialistas, após um mês sem fumar, o paciente já poderá sentir uma boa melhora na qualidade da respiração, como também nos demais sintomas causados pelo fumo excessivo como tosse constante, cansaço e palidez da pele.

Em entrevista ao RDtv, a fisioterapeuta e coordenadora do Centro de Reabilitação Pulmonar da FMABC (Faculdade de Medicina ABC), Selma Squassoni, afirma que as mudanças na saúde após parar de fumar começam a ser notáveis depois de um mês, mas quanto mais tempo sem colocar um cigarro na boca, melhor será a recuperação. “Uma pessoa que parou de fumar há mais de dez anos, já é considerada não fumante, porque acredita-se que já houve uma ‘organização’ no sistema sem o cigarro. Com 20 minutos sem o tabaco, a pressão arterial já volta ao normal e, se o paciente persistir em parar de vez, só terá melhora”, comenta.

Newsletter RD

FMABC oferece grupo para fumantes que desejam parar de fumar, além de um centro especializado na reabilitação pulmonar de fumantes e ex-fumantes

Além dos benefícios imediatos para a saúde respiratória, abandonar o tabagismo também contribui para a redução do risco de uma série de doenças crônicas, como câncer de pulmão, doenças cardíacas e doenças respiratórias crônicas. No entanto, Selma ressalta que o processo de parar de fumar pode ser desafiador e requer apoio e acompanhamento adequados.

“Na FMABC, possuímos um grupo para aqueles que desejam parar de fumar, com pneumologistas especializados que realizam uma triagem para estabilizar as comorbidades dos interessados e, só depois disso, eles são encaminhados para o grupo. Para participar, basta entrar em contato conosco para sabermos se existe disponibilidade no grupo e, caso tenha, já começamos os exames”, destaca.

Além do grupo de tabagismo, a FMABC também oferece, desde 2015, o  Serviço de Reabilitação Pulmonar localizado no ambulatório do Centro Universitário FMABC. “Trabalhamos com fumantes e ex-fumantes, que passam por uma avaliação médica e depois são encaminhados para a reabilitação pulmonar. No Centro, eles realizam uma série de exercícios para melhorar a qualidade da respiração, do sistema cardiovascular e, depois de quatro meses, eles passam por uma nova avaliação para analisarmos se os exercícios foram eficientes ou não”, diz.

Para interessados, é possível entrar em contato com o Centro via WhatsApp pelo telefone (11) 98522-4438 ou pelo Instagram @reab_pulmonar_fmabc.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes