
Em menos de três dias, a Comunidade Inamar, entidade conveniada com a Prefeitura de Diadema e que presta serviços de creche, foi alvo de duas invasões seguidas através de arrombamento e furto. A primeira ocorreu na madrugada de segunda-feira (24/06), e a outra na quarta-feira (26/06). A instituição, que passa por reformas internas nas salas de aula, teve materiais escolares, brinquedos, tintas e ferramentas utilizadas na reforma furtados, além de portas quebradas.
Em nota de repúdio, a comunidade pede ajuda da população para que ocorra aumento de policiamento na região. “Os bandidos invadem o espaço da creche, arrombam, destroem portas e roubam o pouco que temos. Pedimos para que comunidade e famílias atendidas nos ajudem a divulgar esse triste ocorrido, inclusive cobrando providências em relação à segurança”, diz o comunicado.
Em janeiro de 2020, a creche Comunidade Inamar teve o retorno às aulas suspenso temporariamente por conta de seis invasões que foram registradas na instituição somente nos 28 primeiros dias do ano e, mesmo tendo convênio e parceria com a Prefeitura de Diadema, as invasões na creche continuam.
Nas redes sociais, moradores do entorno da creche relatam que os problemas com segurança ocorrem há anos. “Tenho uma filha de nove anos e, desde que ela era aluna da creche, esses furtos acontecem. Até quando isso? Onde estão as autoridades? Onde está a segurança? Isso se repete porque nunca dá em nada, os culpados nunca são encontrados e fica essa situação lamentável”, comenta uma munícipe.
Também pelas redes sociais, o vereador Ângelo Paulino, o Cabo Ângelo (MDB) afirma que a situação é um descaso e uma falta de empenho da gestão atual que não tem prioridade na segurança pública. “Falta compromisso, falta empatia, falta prioridades com o trato da segurança pública na cidade. Estamos pedindo mais uma vez para que o prefeito José de Filippi Júnior (PT) e ao seu secretário de segurança que priorizem as escolas, as crianças, a tratem com mais empatia e mais respeito porque vocês não irão perder com isso”, disse em sua rede social.
O que diz a SSP?
Questionada, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que um homem armado foi preso, nas proximidades da Comunidade Inamar, mas não afirmou que este caso está relacionado aos furtos. “Um homem, de 20 anos, foi preso em flagrante com uma arma de fogo, na madrugada de segunda-feira (24), na Avenida Antônio Silvio Cunha Bueno, no bairro Jardim Inamar, em Diadema. Policiais militares foram informados que dois homens estariam realizando roubos na região. Durante as buscas, os dois suspeitos foram localizados em uma motocicleta. Durante a abordagem foi encontrado um revólver calibre 32 milímetros. O garupa, de 18 anos, negou saber que o suspeito estava armado. O caso foi registrado como posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito pelo 3º DP de Diadema. As circunstâncias serão investigadas”, disse a pasta da segurança, em nota. Em relação a intensificação de policiamento na região para evitar novas invasões, a SSP não se manifestou.