ABC - segunda-feira , 28 de abril de 2025

Acreditação na saúde avança no ABC e garante mais segurança aos pacientes

Acreditação é um processo que avalia e certifica a qualidade dos serviços de saúde, assegurando que as instituições cumpram padrões rígidos de excelência. No ABC, Gilvane Lolato, gerente geral de Operações da ONA (Organização Nacional de Acreditação), comenta que os avanços estão cada vez mais evidentes nas clínicas, laboratórios e hospitais, que agora adotam critérios ainda mais rigorosos para garantir a segurança e a qualidade no atendimento ao paciente.

Exemplo são os serviços de telemedicina, que agora exigem de legislação própria e com metodologias mais temáticas para acreditação nacional e/ou internacional. “Antes da pandemia não tínhamos nenhum tipo de legislação no que compete a telemedicina ou a telesaúde, como também é conhecida. A pandemia pediu essa atualização rápida e pontual, e percebemos que o ABC caminhou junto neste sentido”, afirma.

Newsletter RD

Critérios

Para um hospital atender aos critérios de acreditação, é necessário responder a um conjunto de padrões que envolvem a segurança do paciente (implementação de práticas para minimizar riscos e prevenir danos); qualidade do atendimento com adoção de protocolos e procedimentos baseados em evidências; gestão de processos (eficiência na gestão dos recursos e processos internos); educação e treinamento (capacitação contínua dos profissionais); infraestrutura adequada e segura e principalmente, a satisfação do paciente com foco na experiência e feedback dos pacientes.

(Foto: RDtv)

O manual de acreditação exige, ainda, o reconhecimento de riscos de pacientes expostos nas instituições e pede a apresentação de processos para procedimentos cirúrgicos seguros, laudos e outras informações técnicas. “A acreditação tem sido um caminho consistente para garantia de segurança nos equipamentos de saúde” acrescenta.

Hoje, o Brasil tem, em média, 600 unidades acreditadas, um percentual ainda pequeno na visão da gerente, mas o incentivo é para que cada vez mais as instituições adotem estratégias mais assertivas, atualizadas e com cada vez mais protocolos de segurança para garantia de saúde dos pacientes.

“Ainda precisamos demonstrar mais, em termos de números, os impactos da acreditação. Mas quando vamos nas organizações, avaliar e acompanhar a evolução, percebemos uma diferença muito grande, com transformação consistente, desde a implementação de estratégias mínimas até a uma instituição mais segura, com protocolos e tudo isso traz um impacto muito grande na sociedade”, avalia.

Como participar da acreditação?

Para participar do processo de acreditação, a organização prestadora de serviços de saúde precisa cumprir minimamente requisitos de elegibilidade exigidos pela ONA: Estar legalmente constituída há pelo menos 1 (um) ano, possuir alvará de funcionamento, licença sanitária, licenças pertinentes à natureza da atividade e registro responsável técnico, conforme perfil da organização.

Já para saber se o serviço de saúde é elegível para a acreditação, é necessário entrar em contato com uma Instituição Acreditadora Credenciada, que será responsável por conduzir os processos de avaliação de acordo com os padrões ONA.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes