
A dor de cabeça e a enxaqueca afetam milhões de pessoas em todo o mundo, e impactam negativamente na qualidade de vida e em sua produtividade. Para muitos, a busca por um tratamento eficaz parece um quebra-cabeça sem solução, no entanto, a toxina botulínica tem surgido como opção promissora no tratamento dessas condições.
Gladys Arnez, médica neurologista infantil, especialista em doenças do neurodesenvolvimento e no uso da toxina botulínica para tratamentos neurológicos, comenta ao RDtv que a toxina botulínica é uma ferramenta poderosa no combate à dor de cabeça e à enxaqueca. “É um tratamento seguro e eficaz que pode melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes”.
Diversos estudos científicos já demonstraram que a toxina botulínica é eficaz na redução da frequência, intensidade e duração das crises de dores de cabeça e enxaquecas. O Protocolo Preempt (Phase III Research Evaluating Migraine Prophylaxis Therapy) foi um estudo clínico essencial para estabelecer a eficácia e a segurança do uso da toxina botulínica (botox) no tratamento da enxaqueca crônica.
Este protocolo consistiu em dois estudos clínicos randomizados, duplo-cegos e controlados por placebo, e envolviam pacientes que sofriam de enxaqueca crônica. Os resultados mostraram que a aplicação de Botox em pontos específicos da cabeça e pescoço pode reduzir significativamente a frequência e a intensidade das crises de enxaqueca em pacientes que não respondem adequadamente a outros tratamentos.
Arnez ressalta que este tratamento deve ser realizado por profissionais de saúde qualificados e sob prescrição médica, uma vez que o procedimento envolve a aplicação de uma substância neurotóxica. Além disso, ela também especificou algumas contraindicações como: “O uso da toxina botulínica é contraindicado para gestantes, para mulheres que estão amamentando, pacientes com doenças imunossuprimidas precisam de uma avaliação cuidadosa antes da aplicação, além de pessoas com alergia a látex, por mais que seja raro”, finaliza.
Quais os benefícios?
A toxina botulínica pode trazer alívio significativo para pacientes com enxaqueca crônica, ao reduzir a frequência e a intensidade das crises. Este tratamento também pode ser eficaz para outros tipos de dores de cabeça, como dores de cabeça tensionais e cervicogênicas.
“Embora a toxina botulínica não seja uma cura, sua eficácia está comprovada. Adultos de qualquer idade podem se beneficiar do tratamento, e crianças podem ser consideradas após uma avaliação rigorosa com um neurologista e neuropsiquiatra,” conclui Arnez.
Quais os efeitos colaterais?
Os efeitos colaterais da toxina botulínica são, na maioria das vezes, leves e transitórios. Eles podem incluir dor no local da injeção, inchaço, vermelhidão, dor de cabeça e náusea. Em casos raros, pode ocorrer uma reação alérgica.