
O penúltimo final de semana de convenções acabou como o mais agitado no ABC. 12 nomes que vão disputar o comando das prefeituras foram confirmados, porém, duas chapas seguem sem vice e uma ainda terá seu nome alterado no dia 5 de agosto. Outras 12 convenções ocorrem entre essa segunda-feira (29/07) até o próximo domingo (04/08).
Em Mauá foram definidas duas chapas. Na sexta-feira (26/07), o atual prefeito Marcelo Oliveira (PT) e João Veríssimo, o Juiz João (PSD) tiveram seus nomes confirmados na convenção. A chapa conta com os apoios das federações PT/PV/PCdoB e PSOL/Rede, além do PDT, PSB, MDB, Podemos e PSD.
Atila Jacomussi (União Brasil) e Ivany Moura (PRD) foram confirmados como candidatos a prefeito e vice, respectivamente, no domingo. A dupla conta com os apoios do PRTB, PMB, Agir, Avante, Republicanos, PRD e União Brasil.
Ribeirão Pires
Em Ribeirão Pires houve a confirmação da chapa formada pelo candidato a prefeito Renato Foresto (PT) e a candidata a vice-prefeita Tati Tibério (PDT). A dupla conta com os apoios das federações PT/PV/PCdoB e PSOL/Rede, além do PDT.
Rio Grande da Serra
Rio Grande da Serra contou com três convenções neste final de semana. A chapa do PSB formada por Akira Auriani e Vilma Marcelino foi confirmada. A dupla tem o apoio da federação PSDB/Cidadania, além do PDT, Avante, PSB, Mobiliza e Solidariedade.
A atual prefeita Penha Fumagalli (PSD) teve seu nome homologado junto ao Professor Pedro Campos (Republicanos), que será candidato a vice. A federação PT/PV/PCdoB, além do PRTB, PSD, Republicanos e União Brasil estão na base de apoio.
A terceira chapa que foi formalizada é que conta com Aarão Teixeira e Elias Siqueira Freitas (ambos do DC) para prefeito e vice em Rio Grande. Porém, uma mudança ocorrerá no dia 5 de agosto. Neste dia, o Agir, partido que apoia Aarão, realizará sua convenção e indicará um nome que substituirá Elias na chapa.
Santo André
Com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro Márcio França (ambos do PSB), Eduardo Leite (PSB) teve seu nome confirmado como candidato a prefeito. Apesar da convenção, o nome para vice não foi fechado, algo que foi prometido para ocorrer durante a semana. PSB, DC e PMB estão na base de Eduardo.
Também aconteceu a confirmação da chapa do partido Novo formada pelo Coronel Edson Sardano e o Dr. José Luiz Colleoni, candidatos a prefeito e vice. Sem apoio de outras legendas.
São Bernardo
Assim como ocorre com Eduardo Leite, Marcelo Lima (Podemos) teve seu nome homologado como candidato a prefeito em São Bernardo, porém, sem que um nome para vice fosse escolhido. O ex-vice-prefeito tem o apoio do Podemos, Agir, Avante, PMB e PRTB. A definição sobre o segundo nome na chapa ocorrerá nesta semana.
Também foi homologada a chapa do PSTU que terá Cláudio Donizete como candidato a prefeito e Professor Fernando como candidato a vice. Sem o apoio de outras legendas.
São Caetano
Os grupos de esquerda em São Caetano oficializaram suas chapas no último final de semana. A federação PSOL/Rede optou pela dupla Rafael Ferrari, o Professor Rafinha e Viviane Pereira para se candidatar a prefeito e vice, respectivamente. A federação PT/PV/PCdoB terá Jair Meneguelli (PT) e Sara Jane (PV) como candidatos ao comando do Palácio da Cerâmica.
Próximas convenções
DIADEMA
- 29 de julho – Gesiel Duarte e Pastor Valente (ambos do Republicanos), e Taka Yamauchi (MDB);
- 3 de agosto – José de Filippi Jr. (PT).
MAUÁ
- 3 de agosto – Zé Lourencini (PSDB) e Betinho Dragões (Mobiliza).
RIBEIRÃO PIRES
- 3 de agosto – Gabriel Roncon e Amigão D’orto (ambos do PP).
SANTO ANDRÉ
- 31 de julho – Gilvan Junior (PSDB), ainda sem vice, e Luiz Zacarias (PL), também sem vice;
- 3 de agosto – André do Viva (PRTB).
SÃO BERNARDO
- 3 de agosto – Alex Manente (Cidadania) e Paulo Chuchu (PL);
- 4 de agosto – Flávia Morando (União Brasil).
SÃO CAETANO
- 4 de agosto – Tite Campanella (PL) e Regina Maura (PSD), e Fabio Palacio (Podemos) e Mário Bohm (Novo).