
A Fábrica de Cultura Diadema – Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Poiesis – promove a 1ª edição do Mit Fest, voltado à indústria da música, inovação e tecnologia, FestCiMM 2024 – Festival Internacional de Cinema No Meio do Mundo e muitas outras atrações.
Toda a programação é gratuita.
Circuito do Samba
A cantora Fabiana Cozza, uma das referências atuais do samba, leva o show “Dos Santos” para a Fábrica de Cultura Diadema. Mesmo título do disco “Dos Santos” lançado por ela em 2020, como uma extensão voz-corpo filosófica e em homenagem às religiões de matrizes africanas, a artista se apresenta na Fábrica de Cultura Diadema (rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro) no dia 3, sábado, a partir das 16h.
Além da apresentação da artista, a Fábrica de Cultura Diadema traz no mesmo dia (3/8) o Pagode na disciplina com um repertório de samba paulista às 14h, e o grupo Som Original, às 15h, que apresentará um ensaio aberto realizado todo último sábado do mês.
Mit Fest
A partir do dia 7, a 1ª edição do festival Mit Fest, voltado à indústria da música, inovação e tecnologia, e realizado pelos estúdios das Fábricas de Cultura, oferece oficinas de produção musical, marketing para artistas, formas de distribuição e registro, música em NFT – ferramenta que descentraliza o controle de propriedade, propõe experiências aos fãs e ajuda no melhor rendimento financeiro dos artistas -, e shows de artistas referências nos territórios, alguns deles que utilizam os serviços dos estúdios.
O Mit Fest estará na Fábrica de Cultura Diadema com diversas oficinas e apresentações como da compositora Bruna Black às 19h do dia 8. Conhecida por colaborações como o projeto ÀVUÀ com o artista Jota.Pê e a participação no álbum “Onze” em homenagem a Adoniran Barbosa, ela cantará um repertório inspirado por referências como Itamar Assumpção e Liniker. Fique por dentro de tudo que vai rolar no Mit Fest pelo site do Programa.
FestCiMM
Na Fábrica de Cultura Diadema (rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro), o FestCiMM 2024 – Festival Internacional de Cinema no Meio do Mundo, de 23 a 28/08, é formado por sessões de filmes nacionais e internacionais, animações, curtas-metragens, além de encontros entre realizadores e público. Na abertura (23), a atriz Neusa Borges estará num bate-papo às 19h, além de ser a homenageada dessa edição.
Realizado pela Fábrica de Cultura Diadema e Toco Filmes, o FestCiMM ainda exibe o Cine Teste com experimentos em working in progress de cineastas, produtores e roteiristas no dia 24, a partir das 14h. O objetivo é promover um aprimoramento dos projetos, conversas criativas com a audiência, e contam com a participação dos cineastas Bruno Risas (SP), Diaulas Ullysses, que vive em São Bernardo, e Valério Fonseca (RN). Os três foram desafiados a criar um filme em um único dia do ” XV Encontro de Cantadores repentistas do nordeste”, em agosto/2023 – Diadema, e no FestCiMM exibem ao público.
No dia 27/08, das 19h às 21h, o evento realiza a mostra Foco Cinema Paraibano para aumentar a visibilidade da produção audiovisual e dos profissionais desse estado nordestino. Os filmes exibidos serão Cervejas no Escuro (2023) e Quitéria (2019), ambos do diretor Tiago A. Neves. E a mesa-redonda “A produção experimental de Cinema na Paraíba” contará com o produtor Nivaldo Rodrigues, o diretor Tiago A. Neves e o diretor de fotografia Erik Clementino. Conheça os detalhes e as demais atrações do FestCiMM.
Histórias e cantos populares nas Bibliotecas
Em celebração ao Dia do Folclore (22/08), a biblioteca da unidade Diadema, dia 13, às 10h, recebem a cia. Periférica de Artes com Histórias populares brasileiras para (re)conhecer e brincar, intervenção artística focada nas crianças a partir dos seis anos. Através da literatura, contação de histórias e cantos populares, a atividade também contempla brincadeiras de roda e as musicalidades do folclore que atravessam gerações.