
Com homenagem ao escritor Ariano Suassuna, a terceira edição da Flirp (Feira Literária de Ribeirão Pires) atrai visitantes, escritores independentes e entusiastas dos livros entre os dias 31 de agosto e 1 de setembro (sábado e domingo), no Paço Municipal, (rua Miguel Prisco, 288 – Centro), das 10h às 19h. O evento conta com a doação voluntária de 1 kg de ração para pet ou 1 kg de alimento não perecível.
Com objetivo de se aprofundar um pouco mais na vida e da obra do escritor, filósofo e intelectual paraibano, a Flirp 2024 conta com mesas de debate sobre Ariano Suassuna, oficinas temáticas com literatura de cordel e arte armorial, além de apresentações musicais com artistas de Ribeirão Pires e de outros locais.
Uma das intenções da feira literária é também a de realizar a democratização da literatura e para isso a Flirp também recebe diversas editoras, além de escritores independentes que realizarão lançamento de seus livros durante os dois dias de evento.
Para a curadoria do evento, o escritor Ricardo Ramos Filho foi convidado para organizar e mediar os debates acerca da obra Ariano Suassuna. Ricardo é neto de Graciliano Ramos e também é presidente da UBE (União Brasileira de Escritores). O autor desenvolve pesquisa na área de literatura infantil e juvenil, onde trabalha com obras de seu avô.
Durante os dois dias de evento, o visitante também terá contato com exposição feita com trabalhos elaborados por estudantes da rede municipal e também por professores que participaram de oficinas ao longo do ano. Obras com técnicas de xilogravura, literatura de cordel e desenhos baseados em arte armorial formam a mostra “O Universo de Ariano Suassuna”.
O SESC também preparou programação especial para a feira. A Cia do Liquidificador se apresentará nos dois dias de feira, das 13h às 15h50 e apresenta seu varal com diversos títulos de cordel. Já a Cia Circo de Trapo prepara uma atividade lúdica para quem estiver na Flirp. Com um rio de tecido e livros adaptados para pescaria, as crianças e seus familiares cão convidados a participar da brincadeira de pescar os volumes infantis.
Referência nacional em teatro popular de bonecos, o Grupo Teatro de Mamulengo do Mestre Valdeck de Garanhuns também se apresenta na Flirp. Criada em 1986, a trupe leva seus bonecos para contar história de Simão e o Boi Pintadinho. O grupo se apresenta no sábado (31/08), das 15h às 16h.
A Emarp (Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires) também estará presente com apresentação de dança. Escolas da rede municipal e particulares também apresentarão números teatrais, baseadas em histórias de Ariano Suassuna, e espetáculos musicais.