
O Dia Nacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, traz à tona a urgente necessidade de cuidados e proteção aos idosos, uma realidade que parece cada vez mais distante no ABC. Para se ter ideia, de janeiro a setembro deste ano, a plataforma Disque 100, da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, registrou alarmantes 1.611 casos de violência nesta faixa etária, sendo que deste total, 1.430 casos foram relacionados à violência física, enquanto 359 casos envolveram violência patrimonial, como a coação para assinatura de documentos ou alterações indevidas em testamentos e procurações.
Os números evidenciam a vulnerabilidade dos idosos e a importância da implementação de ações efetivas que assegurem sua segurança. Segundo Antonieta Rosa Nogueira Ferreira, advogada mediadora e presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa na OAB Santo André, é urgente que se mobilize o resgate de relações através de política pública de apoio às famílias, sobretudo aos jovens, para que possam conciliar com qualidade os encargos familiares com seus idosos, sem prejuízo de seu crescimento pessoal.
“Muitas famílias com recursos financeiros limitados enfrentam o doloroso dilema de escolher entre terceirizar os cuidados ou abandonar seus trabalhos e estudos pra se dedicar a uma tarefa anônima, sem garantias previdenciárias que assegurem seu próprio direito de envelhecer com dignidade […] Nesse sentido, é fundamental implementar políticas públicas que auxiliem as famílias neste desafio de trabalhar conflitos e fortalecer os laços familiares”, sugere.
Em comparação ao ano anterior, quando 1.780 denúncias de violência contra idosos foram registradas na região, São Bernardo continua a liderar o ranking, com 515 denúncias e um total de 2.970 violações dos direitos humanos. Entre as agressões físicas, 455 casos foram registrados, além de 109 relacionados à violência patrimonial. Um exemplo alarmante de maus-tratos e exploração patrimonial foi revelado em julho, quando o RD noticiou a investigação de um cortiço no Baeta Neves, onde idosos eram mantidos em condições precárias.