O vereador de Santo André, Lucas Zacarias (PL), foi reeleito para seu terceiro mandato, após receber 4.712 votos. Após dois mandatos na base do prefeito Paulo Serra (PSDB), o legislador considera que tal cenário não mudará com Gilvan Júnior (PSDB). Em entrevista ao RDtv desta segunda-feira (11/11), Lucas afirmou que a decisão sobre o destino da bancada do PL no Legislativo caberá ao atual vice-prefeito Luiz Zacarias, mas considera difícil uma migração para a bancada de oposição.
“Acredito que a oposição é muito difícil falar isso, acho que tem que ter uma parceria entre o partido e o prefeito, acredito dentro do que está nas nossas bandeiras, nas nossas ideologias, tem que ter uma governabilidade. Hoje o atual presidente do PL municipal é o Luiz Zacarias, é o atual vice-prefeito. Acredito que nem é com os vereadores que tem que ter primeiro essa conversa, e sim com o presidente do partido, ele que está acima de nós. Então acho que tem que ter uma conversa através do Gilvan com o Luiz Zacarias para ver como vai ser esse andamento, essa convivência”, justifica Lucas.
Um dos pontos que faz o vereador não acreditar em uma mudança de direção do PL com o próximo chefe do Executivo é o fato de Gilvan ser uma figura conhecida entre os vereadores, principalmente por suas passagens em diversas pastas da Prefeitura e o próprio Semasa.
Lucas também não crê que as rusgas existentes desde a pré-campanha, período em que Serra escolheu Gilvan ao invés de Luiz Zacarias para representar o governo na urna, serão um empecilho para futuras conversas.
“São momentos diferentes. Campanha é campanha. Passou a campanha, vira página. A população não pode ser atingida devido ao ego, devido às brigas políticas. Em primeiro lugar, é o povo que foi quem acreditou no nosso trabalho, quem nos elegeu. Então, para a campanha virar página, tendo o resultado da eleição, nós vamos trabalhar em cima disso, de que forma a população de Santo André pode ser mais atendida e acolhida”, segue o vereador.
Apesar da possível aproximação, Lucas crê que o partido seguirá na defesa de pautas ligadas à direita, principalmente as que foram defendidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. A ideia é tentar emplacar algumas pautas junto ao próximo prefeito. Além disso, o vereador reeleito quer defender maiores investimentos na Segurança Púbica, Educação e Saúde.