
Os sete presidentes dos legislativos do ABC assinaram um documento para formalizar o pedido de participação dos vereadores no Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O documento foi finalizado nesta quarta-feira (26/03), menos de 24 horas após a Câmara de São Caetano aprovar o retorno da cidade para a entidade regional. A expectativa é que o documento seja entregue nos próximos dias.
Idealizado pelo presidente da Câmara de São Bernardo, Danilo Lima (Podemos), e ratificado por Carlos Ferreira (MDB/Santo André), Rodrigo Capel (PSD/Diadema), Juninho Getúlio (PT/Mauá), Dr. Seraphim (PL/São Caetano), José Nelson da Paixão (Republicanos/Ribeirão Pires) e Clauricio Bento (PSB/Rio Grande da Serra), o pedido é para que dois representantes de cada casa possam fazer a interlocução com a entidade regional.
Os presidentes seriam os titulares e suplentes seriam escolhidos em cada Casa de Leis. “A presença de representantes das Câmaras Municipais contribuirá para o fortalecimento da governança regional e da gestão participativa, além de viabilizar um diálogo constante entre os Poderes Executivo e Legislativo. Esse alinhamento será fundamental para aprimorar a qualidade e eficácia das políticas públicas executadas em conjunto pelos municípios que integram o Consórcio.”, escrevem os líderes dos parlamentos da região.
Essa é uma nova tentativa de incluir os vereadores nas pautas do Consórcio ABC. Há alguns anos houve a formação de um GT (Grupo de Trabalho) envolvendo os presidentes das câmaras das cidades consorciadas. Mas com as saídas de São Bernardo e São Caetano, no final de 2022, o trabalho não teve continuação.
Desde a retomada do grupo completo no Consórcio ABC, Danilo Lima iniciou conversas com os colegas da região para fortalecer a medida. A entrada de São Caetano na entidade regional quebrou a última barreira para a formulação do documento.
Confira abaixo o documento que será entregue ao presidente do Consórcio ABC e prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos):