
A chegada de um filho transforma tudo — e viver esse momento em um ambiente de acolhimento e respeito faz toda a diferença. É exatamente isso que tem acontecido na nova maternidade do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, em Mauá. Além dos três anos da reinauguração do espaço, comemorados nesta segunda-feira (14/4), existe um outro motivo a ser celebrado. 96% das mulheres que passaram pelo serviço nos últimos meses relataram estar satisfeitas com o atendimento recebido.
O número reflete mais do que satisfação. Ele representa confiança, segurança e o reconhecimento de um atendimento feito com empatia. “A atenção é muito boa. Agradeço muito o pessoal daqui da Nardini, tanto por mim quanto pelo meu filho. Foram muito atenciosos, toda hora que eu perguntava, ajudavam sempre”, conta Lurdes Vanessa Nunes, moradora do Parque Bandeirantes, que teve seu bebê por cesárea no hospital.
Distribuição de fraldas para celebrar – Para marcar o aniversário da nova maternidade, o hospital realizou uma ação especial nos dias 10 e 11 de abril: o Chá de Fraldas Mamãe Nardini, voltado às pacientes que estiveram internadas nesses dias. Houve a distribuição de pacotes de fraldas. A iniciativa reforça o compromisso da instituição, e da Prefeitura, com o cuidado integral e o acolhimento às famílias.
Estrutura da nova maternidade do Nardini – Reinaugurada pelo prefeito Marcelo Oliveira, em 14 de abril de 2022, a maternidade realiza, em média, 200 partos por mês e oferece uma estrutura renovada: são 26 leitos distribuídos em quartos com duas mães e dois acompanhantes cada, garantindo mais privacidade e conforto em um momento tão íntimo. Antes, o espaço contava com 22 leitos e abrigava até três mulheres por cômodo.
Outro avanço está nas cinco salas de pré-parto equipadas com mesas automatizadas, que garantem mais segurança e um parto individualizado. Além disso, o Hospital Nardini mantém a tradição como pioneiro no alojamento conjunto no Estado de São Paulo, mantendo mãe e bebê juntos durante toda a internação, o que reforça o vínculo entre os dois desde o início.
Essa proximidade fez toda a diferença para Ariane Santos Rocha Ribeiro, moradora do Zaíra 4, que deu à luz no dia 10 de março. No início, enfrentou dificuldades com a amamentação. “Graças ao apoio da equipe do hospital, já são 29 dias que o meu bebê se alimenta só com meu leite. Ele saiu daqui com 2,900kg e agora está com quase 5kg”, conta, emocionada.
Referência em obstetrícia desde 1987, o Hospital Nardini integra hoje o programa municipal ‘Mãe Mauaense – Semeando Vidas’, que visa reduzir a mortalidade materna e infantil em Mauá. Com estrutura moderna, equipe multidisciplinar e escuta ativa, a maternidade se consolida como um espaço onde nascer é também um ato de amor e respeito.