
O Sesc Santo André recebe nesta quinta-feira (17/04), das 19h às 21h, o encerramento do projeto Cultura em Trânsito – resgate histórico e cultural de favelas de Santo André. Promovida pelo coletivo MDDF (Movimento de Defesa dos Direitos dos Moradores de Favelas de Santo André), a iniciativa teve como objetivo a formação de agentes culturais comunitários para promover e preservar a cultura periférica do município.
O evento acontecerá no auditório do Sesc, localizado na rua Tamarutaca, 302, na Vila Guiomar. “Os participantes aprenderam a história e a realidade de diversas comunidades, além de como estruturar roteiros. Também conheceram lideranças comunitárias, fazedores de cultura, espaços e instituições, de forma que eles possam contribuir com a valorização das expressões culturais e artísticas”, explica a coordenadora do projeto, Solange Dias de Araújo.
O Cultura em Trânsito teve início em março do ano passado e envolveu cerca de 20 pessoas de comunidades que ficam nas regiões dos bairros Capuava, Vila Palmares, Jardim Santo André, Jardim Cristiane e Cata Preta. Por meio do Curso Agentes Culturais Comunitários, os alunos tiveram oficinas de diagnóstico e planejamento de roteiros culturais que abordaram as temáticas de meio ambiente, gastronomia, arte de rua e economia criativa; fizeram um “tour periférico” nas comunidades retratadas; e participaram de oficinas de estruturação e consolidação de roteiros.
Dentre os fazedores de cultura e locais de Santo André que estiveram envolvidos com o projeto estão o Espaço Cultural Sarau na Quebrada, o Projeto B.E.M (Brasil Essência Musical), o Grupo Lupitas da Vila Palmares, a Horta das Nações, a bibliotecas da Rede Beija-Flor, a Cozinha Solidária da Cata Preta e o projeto Mocidade de Ouro do Jardim Cristiane.
O evento terá apresentações de fazedores de cultura que estiveram envolvidos com a iniciativa, como o Projeto B.E.M; o Grupo Lupitas da Palmares e o musicista Robson Batuta; o Mestre Nunuca e Amigos; os MC’s Felipe JC, Menino Biasi, Nick e Nardinho; e o DJ Lacerda.
O projeto Cultura em Trânsito foi realizado pelo coletivo MDDF com financiamento do Ministério da Cultura, por meio de verba de emenda parlamentar federal.