
Mauá é um município conveniado à Gestão de Fiscalização Integrada (GFI), estrutura vinculada ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, que conta com financiamento do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), e tem como objetivo proteger áreas de mananciais e coibir ocupações irregulares. Nesta segunda-feira (14/04), a Prefeitura acompanhou a ação do GFI, com a participação da secretaria de Meio Ambiente, no Jardim Taquarussu.
A atividade foi realizada em um trecho da Estrada do Regalado, na altura do número 1241, após a identificação de indícios de ocupação irregular em uma Área de Proteção aos Mananciais (APM). A região está inserida nos territórios prioritários monitorados pelo comitê, que reúne diversos municípios do Estado de São Paulo em torno da preservação dos recursos hídricos.
Durante a ação, foram lavradas duas notificações com autuação, incluindo a aplicação de duas multas. A medida foi tomada pela Polícia Ambiental, que integra o grupo do GFI nas ações em campo. O grupo é composto por representantes de diferentes órgãos ambientais e de fiscalização, tanto estaduais quanto municipais, com atuação conjunta e coordenada.