ABC - quarta-feira , 23 de abril de 2025

Mercadante diz que papa Francisco deixa legado aos que acreditam em mundo mais tolerante

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, disse, em nota, que, com a morte do papa Francisco, “o mundo perde um gigante na luta pela causa dos mais humildes, das minorias, dos mais oprimidos, dos imigrantes e pela paz”. Para ele, o primeiro papa latino-americano e primeiro papa jesuíta “deixa um legado civilizatório para todos que acreditam em um planeta mais justo, mais solidário e mais tolerante”.

Mercadante lembra que quando a democracia brasileira “esteve ameaçada pelo lawfare e pela escalada do autoritarismo, à sua maneira, Francisco se posicionou ao lado das forças populares e da resistência contra a perseguição política”, tendo enviado uma carta de solidariedade ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva quando ele esteve preso em Curitiba.

Newsletter RD

E destacou: “Não tenho dúvidas de que a liderança de Francisco fará muita falta para toda a humanidade, especialmente em um momento de escalada da intolerância e do negacionismo. Sua ausência deixa um vazio enorme em todos nós.”

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes