
O Ginásio Poliesportivo Celso Daniel, em Mauá, será palco no próximo fim de semana da 2ª etapa da Associação Nacional de Basquete (ANB3x3). Entre sábado (26/4) e domingo (27/4), mais de 80 equipes disputarão cerca de 100 partidas entre 8h e 17h em diversas categorias: Sub-17 e Open (ambas masculino e feminino), Sub-15 (masculino), 40+ (masculino) e Sub-21 (masculino e feminino). Ao todo, mais de 500 pessoas entre atletas e staff vão movimentar o centro esportivo da cidade.
Mauá, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, é parceira do evento e o secretário da Pasta, Marcio Bertucci, vê com bons olhos a organização de competições desta magnitude. “A realização da etapa em Mauá comprova que a cidade está cada vez mais estruturada para receber grandes eventos e reforça também o compromisso da Prefeitura com o incentivo ao esporte, a inclusão social e o fortalecimento de ações que movimentam a economia local”, observa.
Essa será a terceira vez que Mauá recebe uma etapa da ANB3x3. A primeira foi em 2014 e a segunda em 2016, ano que, inclusive, a cidade conquistou o título no Sub-13 e a terceira colocação no Feminino Adulto.
A ANB3x3 terá seis etapas em 2025. Os atletas são ranqueados pela Federação Internacional de Basquete (FIBA), com chances de disputarem competições organizadas pela Federação Internacional de Basquete (FIBA).
Mauá na disputa – a cidade terá seis equipes representantes no torneio: três na categoria Sub-15 e três na Sub-17. A competição Sub-15 é composta por 12 equipes e a Sub-17 por 30 equipes. A Sub-17, aliás, alimenta grande expectativa para esta temporada. Atualmente ocupa a quarta colocação no ranking geral.
Basquete 3×3 – O basquete 3×3 se tornou modalidade olímpica nos Jogos de Tóquio, em 2020-2021. É uma versão dinâmica do basquete tradicional, jogado em meia quadra com três jogadores por equipe, com apenas um aro e uma tabela.
Programação:
Dia 26 de abril (sábado) – Início às 8h
• Sub-17 Masculino
• Sub-17 Feminino
• Open Masculino
• Open Feminino
Dia 27 de abril (sábado) – Início às 9h
• Sub-15 Masculino
• Sub-21 Masculino
• Sub-21 Feminino
• 40+ Masculino
Serviço:
Evento: 2ª Etapa da LIGA ANB3x3
Data: 26 e 27 de abril
Local: Ginásio Poliesportivo Celso Daniel (Rua Fábio José Delpoio 128, Vila Noêmia)
Realização: Associação Nacional de Basquete 3×3 (ANB3x3)
Apoio: Prefeitura de Mauá e AMAB Basketball
Bola Oficial: Wilson
Chancela: Federação Internacional de Basketball (FIBA 3×3)