
No próximo dia 21/05 a regional de Diadema do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) vai sediar o Biotech Day, evento que visa trazer informação técnica, legal e de mercado para o uso da biotecnologia na produção de cosméticos. A ampla aplicação da tecnologia de uso de elementos vivos ou partes deles na produção de itens mais sustentáveis e eficientes, não fica restrita só aos cosméticos, mas chega a empresas de outros segmentos como o farmacêutico, o de embalagens e químico, que também estão convidados.
Para Bruno Carillo, CEO da Apoena Biotech, uma das organizadoras do encontro empresarial, a biotecnologia é tida como uma tendência mundial que deve dominar o mercado em um ou dois anos e seu uso, não apenas vai garantir a competitividade das empresas, como assegurar a empregabilidade nestes setores.
“Vamos tentar levar para o setor de cosméticos informações, mostrando quais os potenciais em inovação, preço e segurança da biotecnologia. Fala em biotecnologia é falar em sustentabilidade e esse é o caminho para onde o mundo está indo. O segmento ainda está indeciso quanto ao uso e o nosso papel é mostrar todo o potencial”, explica Carillo, da Apoena, empresa com sede em Diadema.
A realização, em Diadema, da Biotech Day voltada para o setor de cosméticos, está ligada ao Polo Brasileiro de Cosméticos, que completou 22 anos e foi criado por iniciativa da prefeitura reunindo diversas empresas do setor de beleza. “A intenção é manter as empresas de acordo com as tendências globais. Não é porque uma empresa usa um produto natural, extraído diretamente da natureza, que ele é sustentável, porque precisa-se ter uma área para cultivo para extração em grande escala. Com a Biotecnologia se produz essa substância em larga escala em laboratório e se preserva a natureza. Como o lançamento de uma nova linha de produtos pode levar de dois a três anos para chegar ao mercado, o momento é agora, para que as empresas não percam o mercado que já possuem e mantenham-se vivas com a manutenção dos empregos também”, aponta o executivo da Apoena.

“O interesse por parte das empresas é grande, desde a menor até as maiores do setor de cosméticos e isso vai ser uma tendência e o setor tem que estar alinhado”, diz Carillo. A Apoena é a primeira empresa de biotecnologia do país a produzir em escala industrial e o CEO diz que o país tem muito que explorar nesta área. “O Brasil tem a maior biodiversidade do mundo e converter isso em produtos sustentáveis é o futuro. O setor requer também empregos mais qualificados e o ABC tem universidades importantes como Unifesp e UFABC, essa é uma vantagem da região. Diadema tem uma localização perfeita para empresas de qualquer setor. O Senai já tem cursos técnicos e de pós-graduação em biotecnologia, que podem vir para cá também”, sugere.
Evento
Para o evento do dia 21/05 estão previstas diversas palestras com empresas do segmento e profissionais que darão informações técnicas sobre produto, sobre questões legais e econômicas. “Vamos ter um advogado que vai falar sobre a legislação do setor, duas palestras com empresas sobre potenciais novos produtos; casos da Basf, da Gilvaldan e Amyris; sobre plástico verde, entre outras”, completa Carillo.
A Biotech Day vai acontecer no dia 21 de maio, à partir das 9 horas, no auditório do Ciesp de Diadema, onde são feitas as inscrições também. O endereço é rua Caracas, 73 – Centro de Diadema. Telefone: (11) 4056-4844.