ABC - sexta-feira , 25 de abril de 2025

Sabesp acumula reclamações sobre qualidade da água, vazamentos e obras na região

Centro de Diadema parou por mais de uma hora após trator da Sabesp furar cano de gás. (Foto: Reprodução Viva ABC)

A quinta-feira (24/04) foi de muita paciência para moradores da região em relação à prestação de serviços pela Sabesp. Vazamentos, obras com interdições, acidentes em perfuração que atingiu rede de gás e interditou uma das principais via da região, qualidade da água ruim que motivou até mobilização do Legislativo e do Executivo de São Bernardo. A companhia de água responsável pela captação, tratamento e distribuição de água e esgoto na região diz que vai resolver os problemas.

A Câmara de São Bernardo aprovou na quarta-feira (23/03) um requerimento de informações a ser encaminhado para a Sabesp, questionando a qualidade da água distribuída na cidade, principalmente no bairro Demarchi onde, segundo os vereadores, a água chega turva,  com odor e gosto ruim. Até o prefeito Marcelo Lima foi ao bairro e constatou a situação. O requerimento, assinado por todos os vereadores, quer saber qual o motivo da queda da qualidade da água e indaga ainda que problemas o consumo dela pode trazer para a saúde dos moradores.

Newsletter RD

Wilson Campos, o Xoxa, reclamou que há mais de 20 dias os moradores solicitam o reparo de um vazamento de água na avenida Dom José Gaspar, 1.171, na Vila Assis Brasil, em Mauá. Segundo Xoxa não adiantam os pedidos de conserto porque a Sabesp não atende. “Isso é uma vergonha para Mauá. A calçada está quebrada, cheia de lama, dificulta que as pessoas trafeguem por causa do buraco e da lama, atrapalha não só o acesso ao prédio em frente, mas quem fica no ponto de ônibus. É uma falta de respeito”, reclamou.

Vazamento em calçada na Vila Assis Brasil, em Mauá, revoltou moradores pela demora no conserto. (Foto: Rede Social)

Mas o episódio mais sério desta quinta-feira (24/04) quanto um trator operado por funcionário da Sabesp, ao abrir um buraco na avenida Presidente Kennedy, no Centro de Diadema, acabou atingindo a tubulação de gás da Comgás. Não houve explosão ou princípio de incêndio, mas o cano perfurado teve um vazamento importante e, por precaução, todo o entorno foi fechado, o que causou prejuízos ao comércio e um grande congestionamento, já que a avenida se liga à Fábio Eduardo Ramos Esquivel e ao Corredor ABD que se encontra com a Avenida Lions, em São Bernardo de um lado. No sentido oposto a via se conecta à avenida Cupecê, na Zona Sul da Capital.

O acidente aconteceu no início da tarde. A Sabesp informou em nota que ainda não sabe as causas. “Houve um incidente com a rede de gás nesta quinta-feira (24) durante serviços de sondagem do solo. A equipe da Comgás foi acionada imediatamente para efetuar os reparos. A Sabesp informa que não houve vítimas e que está apurando o que levou ao incidente”. Uma viatura do Corpo de Bombeiros permaneceu no local até que o vazamento fosse contido. Equipes do departamento de trânsito da prefeitura também foram acionadas para orientar os motoristas sobre desvios. No dia 10/04 em outro acidente durante uma obra um cano da Comgás também foi perfurado no bairro Jordanópolis, em São Bernardo.

Sobre a qualidade da água do bairro Demarchi e o questionamento da Câmara, a companhia informa que vai prestar todos os esclarecimentos. “A Sabesp informa que recebeu o requerimento da Câmara Municipal de São Bernardo e prestará todos os esclarecimentos solicitados. A Companhia tem dialogado com os municípios para atender às demandas dos moradores, o que inclui melhorias operacionais e um plano de investimentos que vai garantir mais água, coleta e tratamento de esgoto para o ABC. Especificamente sobre o bairro Demarchi, a Companhia esteve no local e prestou atendimento aos moradores. O abastecimento foi normalizado. Caso haja qualquer alteração pontual percebida pela população (como mudança de cor, odor ou gosto), a companhia orienta que o cliente entre em contato pelos canais oficiais de atendimento para que uma equipe técnica seja enviada ao local, possibilitando a avaliação e, se necessário, a adoção de medidas corretivas”, disse, em nota enviada ao RD.

Já o vazamento que aguardava 20 dias por uma solução, apesar dos chamados abertos por moradores, a companhia, após o questionamento feito pela reportagem, diz que ele será consertado nesta sexta-feira (25/04). “No caso da avenida Dom José Gaspar, 1.171, em Mauá, a Sabesp enviou uma equipe ao local nesta quinta-feira (24) e localizou um vazamento, que será reparado nesta sexta-feira (25)”, explicou a companhia que finaliza sua nota da seguinte forma: “A Sabesp pede desculpas pelos transtornos causados e reforça seu compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população”.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes