
A Vila Guiomar, em Santo André, recebeu nesta segunda-feira (28/04) o primeiro Quintal Verde do município. O espaço funciona como um “laboratório a céu aberto” de práticas sustentáveis, promovendo a agricultura urbana, o plantio de hortaliças e ervas, a compostagem de resíduos orgânicos, a reciclagem e o reaproveitamento de água da chuva e energia solar.
O local foi projetado para ser acessível a cadeirantes, pessoas com deficiência visual e com mobilidade reduzida.
Plantio e atividades
Na inauguração, crianças da região e da Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues participaram do plantio de hortaliças. Também foram entregues certificados aos participantes do Curso de Extensão Agroecológica, iniciado em abril de 2024.
Estrutura do Quintal Verde
O espaço conta com um pátio de compostagem para reaproveitar resíduos orgânicos de feiras livres, folhas secas e restos de hortifrútis; um sistema de vermicompostagem, que utiliza minhocas para transformar resíduos em adubo; e a produção de biofertilizante, adubo líquido para hortas e jardins.
Outras estruturas incluem uma Horta Educativa, que promove o contato com a terra e o cultivo coletivo; um Viveiro de Mudas para a produção de hortaliças e ervas aromáticas; um Jardim Sensorial, que estimula os sentidos; e sistemas de Captação de Água da Chuva e de Energia Solar Fotovoltaica, usados na irrigação, limpeza e geração de energia para o local.
O espaço ainda abriga a Horta TiNi, onde crianças e jovens cultivam hortaliças enquanto refletem sobre a relação com a natureza; o Baldinho Verde, programa de troca de resíduos orgânicos por hortaliças ou composto; e a Arena Água Viva, que preserva a memória do antigo reservatório do Conjunto IAPI, construído na década de 1940.
O projeto foi financiado com recursos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), de compensação ambiental e do Fundo Municipal de Política Urbana. A iniciativa foi desenvolvida em parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas e outras pastas municipais, como Desenvolvimento Urbano e Habitação, Assistência Social, Manutenção e Serviços Urbanos e Secretaria da Pessoa com Deficiência.
Para realizar uma visita ao local, basta acessar o site do Semasa (www.semasa.sp.gov.br) ou diretamente o link https://l1nk.dev/QuintalVerde.