
Santo André deu mais um importante passo em direção a um futuro mais inclusivo, democrático, sustentável e justo. Nos dias 25 e 26 de abril, foi realizada a 7ª Conferência da Cidade, evento que reuniu representantes do poder público, sociedade civil e moradores para discutir o planejamento urbano e a construção de novas políticas públicas.
A abertura, realizada na sexta-feira (25/4) no Teatro Conchita de Moraes, contou com a presença do prefeito Gilvan Junior e de dois palestrantes convidados, que abordaram a legislação vigente e os impactos locais e regionais no desenvolvimento urbano. O encontro marcou a primeira etapa de um evento que busca identificar propostas concretas para transformar Santo André em uma referência em qualidade de vida.
No sábado (26/4), os debates se intensificaram na Universidade Federal do ABC (UFABC), onde mais de 350 participantes trabalharam divididos em grupos temáticos. Assuntos como habitação, mobilidade, urbanismo, cidades inteligentes, governança e participação social foram amplamente debatidos.
A partir do debate foram escolhidas oito propostas que serão levadas por Santo André para a etapa estadual, incluindo a proposta de destinar 1% do orçamento público para programas habitacionais, incentivar cozinhas solidárias, instituir um sistema de mobilidade pautado na gratuidade, favorecer a assistência técnica em habitação de interesse social e inaugurar um Sistema Único Ambiental.
O evento também escolheu 49 delegados, distribuídos entre membros do executivo, vereadores, participantes de movimentos sociais, de classe, empresários e sindicatos, que representarão Santo André na próxima etapa, durante a Conferência das Cidades Paulistas.
A 7ª Conferência da Cidade reafirma a importância da participação popular na definição dos rumos de Santo André, reforçando que o diálogo entre a comunidade e o poder público é fundamental para construir uma cidade cada vez melhor para todos.