
Começam em fevereiro de 2015 as aulas da primeira faculdade de medicina de São Bernardo, a Faculdade das Américas. A instituição será a terceira escola de ensino superior que formará médicos na região, depois da Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André, e da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul).
A Faculdade das Américas (FAM) vai funcionar na avenida Wallace Simonsen, onde funcionava o Colégio Petrópolis/Pueri Domus. A escola oferecerá cinco cursos: medicina, gestão hospitalar, enfermagem, radiologia e biomedicina. Todas os cursos terão 100 vagas disponíveis por semestre – com exceção de medicina, que terá 50 vagas. O quadro de professores será formado por 28 profissionais.
A abertura das inscrições e realização das provas devem ocorrer em outubro. O valor da mensalidade ainda não foi revelado pela faculdade. O processo seletivo será feito numa única fase, com prova elaborada por empresa que será contratada pela FAM.
A autorização para funcionamento da faculdade foi dada pelo MEC (Ministério da Educação) no dia 23 de julho. Os detalhes sobre a implantação dos cursos foram apresentados na segunda-feira (11) pela Prefeitura e direção da FAM.
Pé na Capital
Nem todas as aulas da Faculdade das Américas serão realizadas em São Bernardo. De acordo com a FAM, cerca de 10% das aulas vão ocorrer no campus da instituição de ensino na Capital paulista. “A maioria das aulas serão ministradas aqui [em São Bernardo], porque nosso aluno, desde o primeiro ano, vai ter contato com a rede pública de saúde do município. Cerca de 90% das aulas serão ministradas na cidade”, explica a diretora geral da FAM, Leila Mejdalani Pereira. “Alguns laboratórios estão em São Paulo, então algumas aulas serão dadas na capital”, explica.
A parceria entre FAM e a Prefeitura vai permitir que os alunos tenham aulas práticas nas unidades de saúde municipais.
Unidade aguarda aval do MEC para abrir mais cursos
A Faculdade das Américas esperava há mais de dois anos por uma autorização do MEC para se instalar em São Bernardo e aguarda aval para oferecer ainda mais cursos, além dos cinco já disponíveis. A instituição pediu autorização do Ministério da Educação para abertura de cursos de psicologia e educação física no município. A faculdade vai pedir também sinal verde para abrir curso de odontologia também no campus de São Bernardo.
O Ministério da Educação avalia ainda o pedido de outras instituições de ensino, para instalação de outras duas faculdades de medicina no ABC: em Mauá e mais uma em São Bernardo.A FAM foi criada em 1998. Nasceu com o curso de Direito e possui hoje 17 cursos de bacharelado e graduação tecnológica. A sede fica na rua Augusta, na capital, onde antes funcionava o Hotel Caesar Park.