ABC - quinta-feira , 24 de abril de 2025

Enchentes atingem oito dos 15 bairros de São Caetano

As enchentes são hoje o maior inimigo dos moradores de São Caetano. Dos 15 bairros do município, cheap oito são atingidos pelas enxurradas. Para os moradores da Fundação, sovaldi sale Prosperidade, Centro, Santo Antônio, Cerâmica, São José, Jardim São Caetano e Mauá, nuvens no céu é sinônimo de medo.

A revolta dos moradores é ainda maior, pois a cada novo mandato do Executivo são feitas promessas. Desde a gestão do ex-prefeito, Luiz Olinto Tortorello, obras que visam combater o problema não conseguem alcançar o objetivo.

Newsletter RD

As perdas com a enchente são muitas: móveis, carros, roupas, além do desgaste físico e psicológico. A dona de casa Cleide Fuina reside no Jardim São Caetano há 20 anos. Ela afirma que não deseja para ninguém o que já teve que passar por causa das enxurradas ao longo de duas décadas. “É um trabalho exaustivo. Rodo pra lá e pra cá. Chamo minha mãe, amigos e vizinhos para ajudar e, às vezes, nem assim damos conta. Mas o pior mesmo é o dia seguinte. O trabalho continua e por mais que limpamos o mau cheiro permanece”, desabafa.

Além do desgaste físico, o prejuízo financeiro também é grande. “Já gastei mais de R$ 50 mil reais com as enchentes. Primeira coisa a gente perde são as roupas e calçados. Isso sem falar em eletrodomésticos e móveis. É muita coisa, dava para comprar um carro de primeira linha. Mas, ao contrário, tive que investir em rodos, comportas, cloro, panos, móveis novos, pois a enchente acaba com tudo. A gente fica na mais negra miséria, não tem uma roupa limpa para vestir”, completa.

Bernadete Rodrigues, vizinha de Cleide, também não tem boas recordações. “O presente que eu recebi logo que eu mudei foi uma enchente. Meu filho não pôde entrar em casa porque estava tudo alagado”, disse. Para Mauricéia Pereira, residente no bairro Fundação, mesmo com os piscinões, o temor pelas enxurradas permanece. “O piscinão pode ter resolvido em parte, mas não solucionou a questão”, afirmou.

Direitos

Segundo a coordenadora institucional da Pro Test (associação brasileira de defesa do consumidor), Maria Inês Dolci, os prejudicados não devem desistir do ressarcimento por parte da prefeitura. Maria Inês afirma que a responsabilidade na questão das enchentes é do poder público. “A enchente é de alçada dos governantes. Eles são os responsáveis também quando a mesma provoca dano ao morador. Tem artigo federal que permite tanto a prefeitura quanto a Câmara Municipal legislar sobre enchente. Para o poder público se livrar da culpa tem que comprovar que os danos foram causados pelo morador, o que é muito difícil”, completa.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes