
Em entrevista ao jornal “O Globo”, publicada no domingo (7), o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), saiu em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sobre os casos da compra de um tríplex na cidade de Guarujá (SP) e utilização de um sítio em Atibaia (SP), ambas com ligações com as empreiteiras OAS e Odebrecht, investigadas na operação “Lava Jato”. O chefe do paço confirmou que já foi ao sítio no interior paulista. Porém, afirmou que o local foi disponibilizado pelos seus ex-donos ao ex-presidente e que nada isso era irregular. “Vamos imaginar que eu tenho uma casa na praia e disponibilize para você usar todo final de semana, alguém tem alguma coisa ver com isso? É o caso do sítio”, explicou o prefeito.
Triplex
Sobre o tríplex na Baixada Santista, Marinho afirmou que a compra foi de uma cota e que ela foi declarada. “Quando ele (Lula) foi visitar, disse: “eu não quero porque tem três andares com uma escadinha horrorosa. Eu estou ficando idoso”. Ele contou isso para a gente e brincou: “Pô, é um muquifo. Não é o que eu sonhava, agora estou numa dúvida cruel, não se se fico ou não”. E, curiosamente, depois da visita, começaram a pintar (ás notícias) e ele decidiu não ficar. Qual o problema?”, afirmou Marinho.
Crítica
No final da entrevista, ao ser questionado sobre o afastamento do governo de Dilma Rousseff (PT) da base petista por decisões econômicas, Luiz Marinho afirmou que a presidente “tem algumas dificuldades no jeito que toca a gestão. Ela gosta muito de descer aos detalhes das questões. Acho que se os ministros pudessem falar mais das suas áreas e a presidente rodasse o país, o clima melhoraria”. E concluiu dizendo que Dilma deveria “delegar mais”.
Desmentindo
Nos últimos dias surgiu uma série de notícias de que o vereador diademense Wagner Feitosa, o Vaguinho do Conselho (PRB) iria desistir de ser candidato a prefeito e poderia até entrar na lista de vice de outro candidato. As informações fizeram com que o republicano soltasse uma nota desmentindo o que chamou de “boato”. “O Partido Republicano Brasileiro (PRB) ao qual sou filiado, por determinação dos diretórios Municipal, Estadual e Nacional terá candidatura própria no município de Diadema. Tenho notado nesses últimos dias, principalmente nas redes sociais, algumas hipóteses sobre o cenário político das próximas eleições envolvendo minha pessoa. Gostaria de informa-los que qualquer boato sobre o PRB compor alguma chapa como vice não passam de meros boatos e especulações tendenciosas”, explicou Vaguinho.
Políticos foliões
O prefeito Carlos Grana (PT) não foi o único político de Santo André a estar presente nos desfiles das escolas de samba neste final de semana. O deputado estadual Luiz Turco (PT) acompanhou as duas noites de desfile. Já o vereador Toninho de Jesus (PMN), não só compareceu, mas participou ativamente da festa – ele desfilou pela Pantera Negra no domingo e ajudou a empurrar um dos carros alegóricos da escola.
Bete balança
A vereadora Bete Siraque (PT) manteve a tradição de desfilar no carnaval. Ela foi o destaque do último carro alegórico da Palmares, integrante do Grupo A, que desfilou no domingo.
Acadêmicos dos Bancários
Quem também desfilou pela Palmares foi o presidente do Sindicato dos Bancários do ABC, Belmiro Moreira. Ele era um dos responsáveis pela organização do desfile.
Fogo
Minutos antes de a Lírios de Ouro entrar na avenida, uma pessoa tentou colocar fogo em um dos carros alegóricos da escola, que foi campeã no ano passado. O fogo foi apagado rapidamente e não prejudicou o desempenho da escola, que sempre fica entre as favoritas ao título.
Susto
Na Tradição de Ouro, um susto no último carro alegórico: um destaque caiu após a estrutura que o sustentava ter desabado. Mas o homem não se feriu – tanto que sambou até o final do desfile sem problemas.