
Um dos principais destaques desta semana no cinema é o filme Um Homem Entre Gigantes. Indicado ao Globo de Ouro, categoria melhor ator, pela interpretação de Will Smith, o longa-metragem conta a história do médico legista Bennet Omalu, que mostrou um problema oculto pela NFL, a Liga Nacional de Futebol Americano dos Estados Unidos.
O neuropatologista forense enfrenta um dos maiores produtos da indústria do entretenimento dos EUA ao criar relações entre a prática do futebol americano e o desenvolvimento de doenças cerebrais.
Essa oportunidade surgiu para Omalu quando ele foi chamado para participar da autópsia do atleta Mike Webster, que morreu misteriosamente. Desconfiado, o médico realizou pesquisas e descobriu a ETC (Encefalopatia Traumática Crônica), que muitos jogadores de futebol americano já tiveram, têm ou terão.
A partir daí, Omalu compra uma grande briga com a liga, que nega a existência da doença. Mas Omalu não vai desistir enquanto não fazer a organização reconhecer o trauma neurológico . Dirigido e escrito por Peter Landesman e com produção de Ridley Scott, o filme foi inspirado no artigo Game Brain, de Jeanne Marie Laskas, publicado em 2009 na revista GQ. Alec Baldwin e David Morse estão no elenco. Classificação é 12 anos.
A Bruxa
O filme de terror, A Bruxa, que rendeu o prêmio de melhor direção para Robert Eggers, no Festival de Sundance, foi outra estreia. Em 1630, foi a época em que William (Ralph Ineson), Katherine (Kate Dickie) e seus filhos viviam em uma comunidade religiosa, mas acabaram sendo expulsos por terem uma fé diferente da permitida. A família passou a morar em uma floresta, onde coisas estranhas começam a acontecer e um dos filhos desaparece. O filme não é recomendado para menores de 16 anos.