
Se muitos podiam esperar mudanças de comportamento dos vereadores da base governista do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), após as mudanças de lado por causa da eleição, o fato não aconteceu completamente. 16 vereadores marcaram presença no ato em que o petista anunciou o reajuste aos servidores. Inclusive, os mais novos apoiadores de Alex Manente (PPS): João Batista (PRB) e Fábio Landi (Sem partido), além de José Walter Tavares que está deixando o PCdoB para apoiar a candidatura de Orlando Morando (PSDB) para prefeito. A questão é que os vereadores da base de apoio vão manter uma conduta de apoio ao governo Marinho quando for necessário. Será assim até o final do ano.
No painel
Falando em mudanças. O painel da Câmara de São Bernardo foi atualizado. A sigla PRB foi colocada a frente do nome de João Batista, enquanto Fábio Landi está sem um partido indicado. Pelo menos outras três mudanças podem ocorrer no painel eletrônico até a próxima sexta-feira (18). Duas envolvendo governistas e uma envolvendo oposicionistas.
Calma
Ao ser questionado sobre a saída de vereadores governistas para apoiar candidatos de oposição, o prefeito Luiz Marinho (PT) ponderou. “Temos que aguardar até junho quando tem as convenções. Estamos em uma grande ponte e muita água está rolando, vamos aguardar”, afirmou o petista. Marinho já tinha perdido em 2014 o apoio de Antônio Cabrera (PSB), que ainda não decidiu se a legenda apoiará Morando ou Manente.
Expectativa
Enquanto não havia um posicionamento oficial do Palácio do Planalto sobre a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como novo ministro-chefe da Casa Civil, os vereadores de São Bernardo passaram a brincar com a situação. Alguns afirmando que a imprensa já tinha nomeado o petista antes mesmo da presidente Dilma Rousseff (PT). O anúncio oficial foi feito ainda com os vereadores no Plenário.
Janela de transferência 1
Em Ribeirão Pires, duas mudanças ocorreram na Câmara. O presidente da Câmara, Zé Nelson, e o líder do governo, Hércules Giarola, deixaram o PSD e o PR, respectivamente, para ingressar no PMDB. O anúncio foi feito pelo prefeito Saulo Benevides (PMDB). A mudança traz uma baixa na corrida eleitoral. Sem Zé Nelson, o número de pré-candidatos a prefeito cai para sete.
Janela de transferência 2
Em Rio Grande da Serra, também houve duas mudanças. O prefeito Gabriel Maranhão (PSDB), acompanhado do deputado estadual Orlando Morando (PSDB), anunciou a entrada dos vereadores Ebio Viana de Oliveira, o Bibinho (Ex-PSC) e João Batista Dias, o João Mineiro (Ex-PTB) no tucanato. As duas transferências foram homologadas na terça-feira (15).