ABC - quarta-feira , 23 de abril de 2025

Mesmo com mudanças, vereadores se mantém ao lado de Marinho

Vereadores foram em massa para o gabinete de Marinho (Foto: Carlos Carvalho)
Vereadores foram em massa para o gabinete de Marinho (Foto: Carlos Carvalho)

Se muitos podiam esperar mudanças de comportamento dos vereadores da base governista do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), após as mudanças de lado por causa da eleição, o fato não aconteceu completamente. 16 vereadores marcaram presença no ato em que o petista anunciou o reajuste aos servidores. Inclusive, os mais novos apoiadores de Alex Manente (PPS): João Batista (PRB) e Fábio Landi (Sem partido), além de José Walter Tavares que está deixando o PCdoB para apoiar a candidatura de Orlando Morando (PSDB) para prefeito. A questão é que os vereadores da base de apoio vão manter uma conduta de apoio ao governo Marinho quando for necessário. Será assim até o final do ano.

No painel

Newsletter RD

Falando em mudanças. O painel da Câmara de São Bernardo foi atualizado. A sigla PRB foi colocada a frente do nome de João Batista, enquanto Fábio Landi está sem um partido indicado. Pelo menos outras três mudanças podem ocorrer no painel eletrônico até a próxima sexta-feira (18). Duas envolvendo governistas e uma envolvendo oposicionistas.

Calma

Ao ser questionado sobre a saída de vereadores governistas para apoiar candidatos de oposição, o prefeito Luiz Marinho (PT) ponderou. “Temos que aguardar até junho quando tem as convenções. Estamos em uma grande ponte e muita água está rolando, vamos aguardar”, afirmou o petista. Marinho já tinha perdido em 2014 o apoio de Antônio Cabrera (PSB), que ainda não decidiu se a legenda apoiará Morando ou Manente.

Expectativa

Enquanto não havia um posicionamento oficial do Palácio do Planalto sobre a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como novo ministro-chefe da Casa Civil, os vereadores de São Bernardo passaram a brincar com a situação. Alguns afirmando que a imprensa já tinha nomeado o petista antes mesmo da presidente Dilma Rousseff (PT). O anúncio oficial foi feito ainda com os vereadores no Plenário.

Janela de transferência 1

Em Ribeirão Pires, duas mudanças ocorreram na Câmara. O presidente da Câmara, Zé Nelson, e o líder do governo, Hércules Giarola, deixaram o PSD e o PR, respectivamente, para ingressar no PMDB. O anúncio foi feito pelo prefeito Saulo Benevides (PMDB). A mudança traz uma baixa na corrida eleitoral. Sem Zé Nelson, o número de pré-candidatos a prefeito cai para sete.

Janela de transferência 2

Em Rio Grande da Serra, também houve duas mudanças. O prefeito Gabriel Maranhão (PSDB), acompanhado do deputado estadual Orlando Morando (PSDB), anunciou a entrada dos vereadores Ebio Viana de Oliveira, o Bibinho (Ex-PSC) e João Batista Dias, o João Mineiro (Ex-PTB) no tucanato. As duas transferências foram homologadas na terça-feira (15).

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes