ABC - sábado , 26 de abril de 2025

Com falta de criminosos, Holanda decide fechar prisões

noruega-prisão
Prisão na que mais parece hotel

Enquanto o Brasil enfrenta um problema grave de superlotação das prisões, a Holanda tem um problema invejável: não tem criminosos suficientes para preencher as celas, o que levou o governo a fechar vários presídios.
Se, por um lado, é uma situação positiva do posto de vista social; por outro, para quem trabalha nas prisões “é uma má notícia”, destacou o porta-voz do Ministério da Justiça Holandês, Jaap Oosterveer.

Num momento em que mais de um terço das 13.500 celas estão vazias, o governo terá que fechar definitivamente cinco presídios.

Newsletter RD

prisao-brasil
Superlotação no Brasil

O sindicato dos guardas prisionais da Holanda (FNV) teme que 1.900 trabalhadores percam o emprego, enquanto outros 700 poderão tornar-se agentes não-fixos, com base em mais de uma localização.

“Mais de um terço das celas estão vazias, e as estimativas apontam que o número vai aumentar”, apontou Oosterveer. O Ministério da Justiça prevê que o crime vai continuar a cair – em cerca de 0,9% ao ano – durante os próximos cinco anos.

Para lidar com a situação, o país se mostrado inovador: Desde transformar prisões em hotéis de luxo, até disponibilizar celas para condenados estrangeiros (incluindo Noruega e Bélgica).

 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes