
Esta terça-feira (19) foi para muitos católicos dia para orações e, sobretudo, para pedir ajuda para arrumar emprego, curar doença ou resolver algum problema difícil. Este ano até os problemas do País entraram na pauta dos devotos no Dia de Santo Expedito. O dia levou muitos fieis às paróquias, que no ABC existem várias exclusivas do santo padroeiro das causas urgentes e impossíveis. Uma delas a Capela de Santo Expedito, no bairro Paraíso, em Santo André, que realizou cinco missas, a última seguida de procissão.
Os fiéis começaram a chegar às 8h, como a dona de casa Teresa Garcia Castanha, de 62 anos, que frequenta as missas de Santo Expedito há oito anos. Nesta terça, Teresa voltou à capela para fazer preces pela família e pelo caos no sistema de saúde do País. “Nós passamos por um momento muito difícil e mais do que nunca nós precisamos da graça de Santo Expedito”, disse.
Lurdes dos Santos, 65, pediu emprego para os três sobrinhos, que ainda estão no início de carreira e passam por dificuldade financeira. Mas a tia também foi para agradecer. Há três anos pediu a Santo Expedito ajuda para vender o apartamento. “Assim que eu cheguei em casa, depois da missa, um interessado ligou e consegui fechar um bom negócio”, comemora a fiel.
A aposentada Maria Eva Rosa dos Santos, 61, disse este ano que fez até novenas para que o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff não fosse aprovado na Câmara dos Deputados. “Infelizmente o processo passou, mas enquanto ele estiver em andamento eu vou fazer mais preces e rezar mais para que ela não perca o mandato”, promete. Maria Eva conta que já recebeu muitas graças de Santo Expedito. Uma delas foi quando os dois filhos conseguiram passar pelo processo seletivo da GM. Em razão do retorno, Eva voltou para agradecer e pedir saúde para o marido.
A doméstica Vandalucia Silva Garcia, 64, pediu um trabalho para o filho e agradeceu pelo sucesso que a sobrinha teve numa cirurgia contra câncer, feita em junho do ano passado pelo Sistema Único de Saúde. “Após um novo exame feito em janeiro desse ano para verificar se o processo tinha surtido efeito, os médicos chegaram à conclusão de que a minha sobrinha não precisaria fazer tratamento com quimioterapia, somente radiografia, e não corre mais o risco de morrer”, disse.
Pedidos de saúde
No Santuário Santo Expedito, jardim Itapark, em Mauá, o padre Alex Daniel realizou missa a cada uma hora, desde 6h da manhã até as 19h, quando encerrou com procissão pelas ruas do bairro. O religioso calcula em 5 mil o número de fieis na paróquia neste Dia de Santo Expedito, contra 3,5 mil no ano passado. Os pedidos, diz, são de saúde, principalmente para cura de depressão, causada por desemprego, insucesso na profissão e problemas familiares. “A devoção a Santo Expedito cresceu bastante em razão da crise econômica no País”, comenta o religioso.
O padre Alex Daniel afirma que o ser humano é muito impaciente na hora do desespero e essa característica tem relação com Santo Expedito, um soldado que carrega na mão uma cruz com a inscrição hodie, que em latim significa hoje. “Era uma resposta ao inimigo na forma de corvo, espírito do mal para que adiasse a sua conversão ao Cristianismo, mas ele respondeu ‘hoje’. Com isso o lema dele para os devotos ficou ‘não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje”, diz o padre de Mauá. (Colaborou Caíque Alencar)