Não faltam lugares na região para ser um voluntário e doar um pouco de tempo e dedicação para quem mais precisa. Selecionamos 10 projetos sociais que realizam atividades com pessoas carentes, doentes ou em fase de recuperação.
1- Rede Feminina de Combate ao Câncer
A Rede Feminina de Combate ao Câncer, no bairro do Santo Antônio, em São Caetano, oferece apoio aos pacientes carentes com câncer e seus familiares. A rede conta com 108 voluntárias, divididas nos setores de artesanato, advocacia e psicologia. Para ajudar, é necessário ter disponibilidade. “Você vai precisar se comprometer com o trabalho e vamos contar sempre com sua presença”, afirma a coordenadora Marlene D. Santi. Para colaborar, basta visitar a sede na ruaRafael Corrêa Sampaio, 354 em São Caetano do Sul.

2- Associação Recomeçar É Possível
No Jardim do Mar, em São Bernardo, a Associação Recomeçar é Possível apoia mulheres que passaram por remoção de mama. As voluntárias doam próteses mamárias externas, toucas e fazem empréstimo de perucas. A associação auxilia não só a reabilitação física, mas também psíquica das mulheres. Todas às quartas-feiras, das 14 às 16h, as voluntárias se reúnem para compartilhar experiências. Para participar dessas atividades, visite a associação na rua Caraíbas, 19, no segundo andar.

3- Grupo Viva Melhor
As voluntárias do Grupo Viva Melhor, em Santo André, confeccionam próteses mamárias externas para todo o Brasil. Elas contam com 60 pessoas na parte de atendimento, artesanato e confecção de próteses. O grupo realiza visitas no Hospital da Mulher e entrega um kit com as doações, além de realizar reuniões de autoajuda todas às quartas-feiras das 14h às 17h na sede, no Centro. Para fazer parte, é só ligar para 44268597 ou 44528308.

4- Palhaços da Saúde
A ONG Palhaços da Saúde visita o Hospital São Bernardo e o Hospital Infantil da cidade para promover risos e conforto aos pacientes. “Você entra e a criança tem um semblante, quando você sai já é outro. É mágico”, conta o coordenador do projeto, Alessandro Stavale. Para ser voluntário, é necessário ter 18 anos ou mais, morar no ABC e ter disponibilidade aos sábados.

5- Big Riso
Em Santo André, a Big Riso, programa social de uma construtora, anima crianças no Hospital Estadual Mário Covas, na Casa Ronald McDonald e na Faculdade de Medicina do ABC. Para colaborar, basta preencher um formulário no site e aguardar o retorno.

6- Instituição Assistencial Meimei
Há mais de 30 anos, a Instituição Assistencial Meimei atende crianças e adolescentes que moram em comunidades carentes de São Bernardo do Campo e Diadema. O grupo tem 380 voluntários e para cooperar com a instituição é necessário mandar um e-mail para pessoal2@iam.org.br. Atualmente, eles necessitam de voluntários na área de setor de eventos, nutrição e digitação.

7- Lar Pequeno Leão
Para ajudar as 40 crianças e adolescentes em situação de abrigo do Lar Pequeno Leão, a coordenadora, Sonia Maria Santin, informou que eles aceitam doações de alimentos, roupas, móveis e hoje trabalham com poucos voluntários, a maioria para cadastramento da Nota Fiscal Paulista. Eles recolhem cerca de 60 mil notas por mês para a manutenção da instituição no bairro do Assunção. Para ajudar, é necessário visitar a instituição na rua Francisco Visentainer, 610 em São Bernardo.

8- Maapa
Nos hospitais, as crianças pacientes da Faculdade de Medicina do ABC recebem a visita de cães resgatados. A ação é feita pela ONG Maapa por meio do projeto ‘Cão Amigo’. Os animais alegram as crianças, que encaram melhor a doença e realizam todo o tratamento motivadas pelas visitas dos animais. A ONG aceita doações em dinheiro para que cães terapeutas tenham um adestramento específico. Para financiar a organização, basta entrar no site.

9– Acer
A Acer, Associação de Apoio à Criança em Risco, em Diadema, cuida dos pequenos em situação de vulnerabilidade social na periferia do Eldorado. Os voluntários trabalham nas atividades culturais com as crianças. Para ser participar, é só entrar em contato pelo telefone 4049-1888 ou pelo e-mail luiza@acerbrasil.org.br.

10- Programa Escreve Cartas
O Poupatempo em São Bernardo conta com o Programa Escreve Cartas. Os voluntários escrevem cartas de cidadãos com dificuldades de escrita. O projeto foi inspirado no filme ‘Central do Brasil’ e hoje passa por dificuldades pela falta de voluntários. Para mais informações, ligar para 0800 7723633 ou comparecer no Poupatempo.