
Começa nesta segunda-feira a exposição fotográfica do velejador Amyr Klink, no Atrium Shopping, em Santo André. Chamada Linha D’Água – Viagens Oceânicas de Amyr Klink e suas lições sobre a água, a mostra fica aberta aberta ao público até sexta-feira (10), de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domigos, das 14h às 20h. Para completar a programação, no dia 13 (segunda-feira) ainda haverá uma palestra gratuita com o próprio Klink na sala 1 do Cinemark, a partir das 9h.
A exposição reúne 30 fotografias do acervo do velejador, com destaque ao uso racional da água nas expedições feitas por ele. O mundialmente respeitado navegador brasileiro já realizou mais de 40 viagens oceânicas e tornou-se referência nacional quando se fala em consumo consciente, especialmente da água.
A recomendação da Organização Mundial da Saúde é que cada pessoa gaste, somando suas atividades domésticas e de higiene, de 50 a 100 litros diários de água. Mas Klink garante que é possível viver com bem menos. Há mais de 30 anos, ele passou 100 dias num barco a remo com um consumo diário de 2,7 litros de água. A viagem foi a primeira travessia a remo do Oceano Atlântico e até hoje o navegador brasileiro é o único homem do mundo que conseguiu completar esta façanha. A experiência deu origem ao best seller ‘Cem dias entre céu e mar’, que ficou por 31 semanas consecutivas na lista dos dez livros mais vendidos de não-ficção no Brasil.
Palestra

Na palestra, Klink contará sua história e falará sobre as estratégias de consumo de água que utilizou em suas viagens, revelando que planejamento, precisão e consciência são fundamentais.
Paulistano, nascido em 1955, Amyr formou-se em economia e administração, e ficou internacionalmente conhecido por suas viagens marítimas ao redor do mundo. Navegador experiente, iniciou as expedições em 1984, cumprindo a primeira travessia solitária do Atlântico Sul a remo.
É autor de cinco livros, que registram algumas de suas principais aventuras, como a travessia a remo do oceano Atlântico, narrada em ‘Cem dias entre céu e mar’ (1995); a expedição de quase dois anos entre a Antártica e o Ártico, narrada em ‘Paratii: entre dois pólos’ (1992); e a primeira volta ao mundo realizada nas águas da Convergência Antártica, onde estão os mares mais perigosos do planeta, narrada em ‘Mar sem fim’ (2000). Ao longo de 30 anos, tem em seu currículo mais de 2500 palestras no Brasil e exterior.
A palestra será gratuita, mas é necessário retirar antecipadamente um vale-ingresso pelo site www.dcolor.art.br/ingressos. Os vales deverão ser trocados pelo ingresso no local da palestra, no dia do evento.