
A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Salvador Gori, em São Bernardo, debate com os alunos do 1° ao 5° ano, de sete a 10 anos, astronomia e as descobertas e mistérios do universo, estimulando o estudante da escola pública a pesquisar e ampliar o conhecimento e interesse na área.
A astrônoma, astrofísica brasileira e pesquisadora da Nasa, que mora nos Estados Unidos, Duília de Melllo, visitou a escola no fim de maio para conversar com os alunos e palestrar sobre o tema. “Aceitei o convite imediatamente. Venho ao Brasil fazer palestras, mas gosto muito de estar com as crianças, em especial de escolas de periferia. Quanto mais cedo estimular, mais facilidade eles terão para absorver as informações”, disse.
Duília iniciou a conversa falando sobre um telescópio espacial importante para as pesquisas realizadas pelos astrônomos e que tem capacidade um bilhão de vezes maior que a do olho humano. Além destas explicações, a astrônoma abordou as profundezas do universo, galáxias, asteroides e nebulosas (nuvens de poeira, hidrogênio, hélio e plasma).